Teresópolis toda na Internet

 

 

Ação para ampliar coleta seletiva de lixo

Maior conscientização ambiental

Foto: Marco Esteves
Teresópolis, 29/03/2012
- Realizada nesta quarta, 28/03, a primeira capacitação direcionada a líderes comunitários visando à ampliação do programa de coleta seletiva solidária implantado pela Prefeitura.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de separar o lixo em casa e aderir à coleta seletiva de resíduos sólidos, medida que, além de aumentar a vida útil do aterro sanitário do município, gera trabalho e renda para os catadores de materiais recicláveis. Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, em parceria com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), o encontro, no Teatro Municipal, reuniu representantes dos Nudecs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil) do Rosário e do Perpétuo, da organização não-governamental Care Brasil e servidores municipais.

Além de palestra com a gerente ambiental do Inea, Elisa Chaves, os participantes da capacitação também visitaram o aterro sanitário, localizado no Fischer, para conhecer a destinação final correta dos resíduos sólidos, e o galpão da Associação de Catadores Serrana, na Várzea, para acompanhar o trabalho de triagem do material reciclável.

Contando com dois caminhões, atualmente o programa de coleta seletiva solidária é feito em 25 bairros, com o recolhimento de aproximadamente 60 toneladas por mês. Todo o material é doado à Associação de Catadores Serrana, responsável pela revenda, trabalho que beneficia cerca de 23 famílias que vivem da renda obtida com essa atividade.

Portal Terê - com informações da AssCom CMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui