Teresópolis toda na Internet

 

 

Caravana Cultural fez sucesso

Artistas e produtores aprovaram

Foto: Claudio Furtado
Teresópolis, 07/03/2012
- Dezenas de artistas, agentes e produtores culturais estiveram na Casa de Cultura Adolpho Bloch nesta segunda e terça-feira, 5 e 6, para participar da Caravana Cultural, ação promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, através do Escritório de Apoio à Produção Cultural, em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura.

O evento teve duração de dois dias e contou com uma série de oficinas gratuitas, abrangendo diversos temas ligados à produção cultural. "Os temas abordados durante a Caravana são fundamentais para garantir o acesso destes agentes e produtores ao mercado de trabalho através do desenvolvimento de projetos culturais”, avaliou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

A caravana foi aberta na manhã de segunda-feira pela supervisora do Escritório de Apoio à Produção Cultural, Cristina Sacchetto, que fez uma apresentação sobre as atividades desenvolvidas pelo escritório e falou ainda sobre um dos temas de maior interesse do público: a formalização e a legalização de projetos culturais. “As caravanas culturais surgiram a partir da necessidade de um melhor atendimento aos agentes e produtores. Foi ótimo ver que existe um real interesse por parte dos teresopolitanos. Tentaremos ajudar em tudo o que for possível e, certamente, frutos interessantes surgirão a partir desta caravana”, comentou.

Após a abertura, tiveram início as oficinas que, ao longo dos dois dias, abordaram os seguintes temas: Elaboração e Enquadramento de Projetos; Cultura Digital; Prestação de Contas; Produção; Gestão de Projetos, e Formalização e Legalização. Além das oficinas, ministradas pelos técnicos do Escritório de Apoio à Produção Cultural, os participantes tiveram direito também ao atendimento individual, onde puderam esclarecer dúvidas ou aprofundar ainda mais o conhecimento sobre os conteúdos.

“Um dos assuntos de maior interesse na caravana foi a formulação de projetos. Atualmente, quase todos os projetos culturais desenvolvidos no país são viabilizados a partir de editais. E para quem deseja participar destes editais inscrevendo seus projetos esta foi uma excelente oportunidade para se capacitar sobre todo o processo”, destacou a coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura de Teresópolis, Nara Zeitune, responsável pela organização do evento ao lado de Lu Guarilha, também coordenador de projetos da Secretaria.

Quem participou, saiu satisfeito. “Oficinas como esta são importantes porque ajudam os artistas nos trâmites, na burocracia necessária para que cada um possa vender bem o seu produto; no meu caso, a minha arte”, disse o ator Thiago Hausen. “Participei da caravana durante os dois dias e achei a proposta muito válida. Bem interessante”, resumiu o fotógrafo Jefferson Hermida.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui