Teresópolis toda na Internet

 

 

Hemodiálise passa a ser feita no São José

Projeto prevê aumento de atendimentos

Foto: Marco Esteves
Teresópolis, 11/02/2012
- Em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, dia 10/02, no Hospital São José, o Prefeito Arlei, acompanhado do Secretário de Saúde, Carlos Otávio, e do diretor do HSJ, Nélisson do Espírito Santo, anunciou o convênio que está sendo firmado para a construção de uma área conjugada ao Hospital São José para atendimento dos pacientes de hemodiálise, exclusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, não compareceu à entrevista.

Desde novembro do ano passado, o município busca uma solução para que os pacientes voltem a ser tratados no município, já que os cerca de 70 usuários cadastrados em Teresópolis para fazer o tratamento de hemodiálise estavam sendo atendidos em Itaboraí.

“Nossa previsão era que, em janeiro, o serviço estivesse voltando para Teresópolis, mas tivemos problemas estruturais e era necessário um prazo maior para que o serviço voltasse a ser realizado no Hospital das Clínicas de Teresópolis. Como entendemos que os pacientes não podem esperar, e desde o início da gestão sempre tivemos o Hospital São José como um ótimo parceiro, buscamos, juntamente com o Estado, uma alternativa para apoiar essas pessoas que precisam do tratamento”, explicou o Prefeito Arlei. O convênio prevê que a área tenha 32 leitos para hemodiálise, ampliando a capacidade anterior de atendimento no município, que era de 10 cadeiras.

Segundo Carlos Otávio, o número de vagas é suficiente para que nenhum paciente tenha que realizar o tratamento fora de Teresópolis. “Até a construção da nova unidade, o Hospital São José receberá os pacientes crônicos que fazem o tratamento em Itaboraí. Esta é uma medida paliativa e temporária, até que o serviço de nefrologia do Hospital fique pronto, seguindo todas as normas técnicas estabelecidas”, disse. O Secretário destacou ainda que todos os procedimentos serão custeados pelo Estado e a gestão do local ficará sob responsabilidade da Prefeitura Municipal. Já os equipamentos e equipe médica ficam por conta do HSJ.

No período de construção da nova área de hemodiálise, que deve durar aproximadamente seis meses, a direção do Hospital São José se comprometeu a atender temporariamente, em sua unidade, os pacientes mais graves e as crianças. “Vamos realizar, através do nosso serviço de nefrologia, atendimento temporário para os pacientes mais graves do SUS. As máquinas de hemodiálise já foram solicitadas e o serviço terá início o mais rápido possível”, destacou o diretor Nélisson do Espírito Santo.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui