Teresópolis toda na Internet

 

 

Novela da Hemodiálise no HCT

Vigilância Sanitária faz novas exigências


Foto: Davi AlmadaTeresópolis, 26/01/2012
-  Na tarde desta terça-feira, 24/01, um novo encontro com os pacientes do município que utilizam o serviço de hemodiálise foi realizado no auditório da Secretaria de Saúde, na Tijuca.

Na ocasião, o Prefeito Arlei, o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, e representantes da Unifeso e da diretoria do Hospital das Clínicas de Teresópolis informaram aos usuários sobre as novas exigências impostas pela Vigilância Sanitária Estadual, que adiaram a reabertura do setor de Nefrologia do HCT.

Para o Prefeito Arlei, a Unifeso se empenhou em cumprir as demandas iniciais de adequação. "A Unifeso está buscando atender às exigências da Vigilância Sanitária, mas surgiram novas solicitações".

Durante a reunião foi criada uma comissão formada pelo Prefeito, o Secretário Municipal de Saúde e três pacientes, que tentará marcar um encontro com o Secretário Estadual de Saúde para verificar a possibilidade de agilizar os tramites para retomada do serviço.

O Secretário Municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, explicou os próximos passos a serem tomados. “A Unifeso fará uma avaliação técnica com arquitetos e engenheiros da instituição para estabelecer um prazo para a realização desta obra. Paralelamente, vou solicitar uma reunião com o Secretário Estadual Sérgio Côrtes a fim de que ele nos auxilie nesta questão”, adiantou.

Segundo o Reitor da Unifeso, Luís Eduardo Tostes, o problema já estaria resolvido há mais tempo se os recursos oferecidos à Saúde, pelo Estado, fossem suficientes para maiores investimentos. “Estamos buscando uma solução que seja possível, que atenda minimamente às necessidades das normas que o Estado estabelece. E que também possamos cumpri-las, dentro das limitações que temos hoje, por conta do pouco financiamento”, afirmou.

Entenda o caso

O serviço de hemodiálise do HCT está suspenso desde novembro de 2011, devido à interdição do local pela Vigilância Sanitária Estadual, que em vistoria constatou a necessidade de adequações. Na época, o Prefeito Arlei determinou que todas as providências fossem tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde para que os pacientes não ficassem prejudicados em seu tratamento até que as obras estivessem concluídas.

Desde então, a Prefeitura disponibiliza transporte, lanche e equipe de saúde para acompanhamento dos pacientes até Itaboraí, onde se submetem à hemodiálise. O prazo para conclusão das obras, previsto pelo hospital para 4 de janeiro, foi cumprido, contudo com as novas exigências, será estabelecida nova data para reativação do serviço.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui