Teresópolis toda na Internet

 

 

Secretários estaduais visitam Teresópolis

Ações emergenciais para a cidade


Teresópolis, 22/12/2011
- Vários secretários do Governo do Estado estiveram em teresópolis no decorrer da semana. Na segunda-feira, dia 19/12, o Subsecretário Estadual Extraordinário para a Reconstrução da Região Serrana, Affonso Monnerat, visitou, acompanhado pelo prefeito Arlei e por técnicos da EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado), as escolas do município atingidas pelas chuvas de janeiro de 2011 e que permanecem interditadas pela Defesa Civil.

Já nesta terça-feira, dia 20/12, Christino Áureo, que responde pela pasta de Agricultura, e o Coronel Sérgio Simões, da Defesa Civil Estadual, estiveram no interior do município fazendo um levantamento dos pontos mais críticos da área rural. O vereador Ademir Enfermeiro acompanhou essa visita. Na última semana, Carlos Minc, Secretário Estadual do Ambiente, também participou de evento no município.

A Secretaria Estadual de Agricultura está fazendo um levantamento das áreas rurais e dos pontos mais críticos cadastrados, montando uma estratégia, juntamente com a Defesa Civil para ações emergenciais. “Estamos fazendo um planejamento que antecipa a solução de possíveis problemas que possamos ter que enfrentar neste período de chuvas. Esperamos que não aconteça nada grave novamente, mas temos que estar preparados para as emergências”, afirmou Christino Áureo, Secretário Estadual de Agricultura.

Segundo o Coronel Sérgio Simões, da Defesa Civil do Estado, o grande desafio agora é se antecipar às ações. “Precisamos minimizar os danos caso emergências venham realmente a acontecer. Uma gestão afinada permite que o trabalho seja eficaz e suficiente”, garantiu.

No dia 28/12, o Governo do Estado apresentará um balanço das ações pós-janeiro de 2011 na Região Serrana, mas Christino Áureo fez questão de lembrar sobre a liberação de recursos financeiros para os agricultores atingidos pela calamidade. “O Banco Mundial liberou recursos na ordem de aproximadamente R$ 12 milhões, beneficiando cerca de 9 mil produtores rurais, que foram atendidos com a reconstrução de estradas e recuperação dos sistemas de irrigação, entre outros serviços”. Ele mencionou ainda as operações emergenciais de crédito que foram liberadas e a colocação de material de reforço em pontos críticos das estradas.

Até o início de fevereiro de 2012 o Governo do Estado promete entregar 44 tratores e 46 microtratores às associações de agricultores das cidades da serra atingidas pelas chuvas. Esse maquinário ficará sob a supervisão das secretarias municipais e será utilizado para trabalhos dentro das propriedades particulares. Esta ação é inédita e os agricultores terão acesso a equipamentos a custo zero. Além disso, cerca de mais 40 pontes das sete cidades atingidas serão recuperadas.

Escolas interditadas

O Subsecretário Affonso Monnerat, do Governo do Estado, um dos coordenadores da reconstrução das áreas afetadas pela tragédia na Região Serrana, visitou na segunda-feira, dia 19/12, acompanhado do Prefeito Arlei e de engenheiros da EMOP, as escolas municipais que foram atingidas pela calamidade e que permanecem interditadas pela Defesa Civil. O objetivo da vistoria foi fazer um reconhecimento da situação atual de cada unidade para que, a partir daí, o Estado trace um diagnóstico, com relatório e projeto para a reforma das escolas ou até mesmo a reconstrução em algum outro terreno / prédio daquela comunidade.

“Neste relatório constará a situação atual de cada prédio, o que pode ser feito para a desinterdição da unidade escolar e o que já foi feito em cada unidade. O Prefeito Arlei está nos indicando as obras que já foram feitas e apontando o que aconteceu em cada escola atingida”, disse Monnerat. As escolas municipais visitadas foram: Professor João Adolfo Josetti, no Campo Grande; Pastor Assis Cabral, no Espanhol; Manoel Alves Moreira, no Corta Vento; Nadir Veiga Castanheira, em Três Córregos; Maria Mendes, em Cruzeiro; e a escola de Ponte Nova.

De acordo com o Prefeito Arlei, a prioridade é que as crianças estudem em locais seguros. “Se após esse laudo a escola não tiver condições de voltar a funcionar, outra será construída, em local seguro, que será avaliado em conjunto pela Prefeitura e o Estado”, finalizou.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui