Teresópolis toda na Internet

 

 

Núcleos de Defesa Civil no interior

Primeiro curso de formação em Santa Rita

Foto: Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil
Teresópolis, 08/12/2011
- A Prefeitura já iniciou a implantação de NUDECs (Núcleo Comunitário de Defesa Civil) no interior do município. O projeto abrange o 2º e o 3º Distritos. O trabalho está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e conta com um curso de formação para os moradores. As primeiras localidades a receberem o treinamento são Arrieiro, Santana, Fazenda Alpina, Holiday e Santa Rita, no 2º Distrito.

Nesta terça-feira, 6, o Subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, tenente Jaime Medeiros, apresentou, na Escola Municipal Pedro Torres Leite, em Santa Rita, a palestra ‘Proteção Comunitária’, na qual enumerou o papel dos núcleos nas localidades, sua formação e estrutura.

“O objetivo é criar líderes comunitários para atuarem se ocorrer alguma emergência. Estamos dando o suporte para que eles próprios definam suas estratégias de defesa”, frisou o tenente, pontuando que os integrantes do núcleo vão definir onde serão os pontos de apoio, locais para onde os moradores em risco devem se dirigir em caso de chuvas fortes.

Tenente Jaime ressaltou ainda a importância da implantação do NUDEC no Interior. “A zona rural não era considerada área de risco, porém a partir do forte temporal de janeiro deste ano, com o alagamento dos rios e o aparecimento de rachaduras no solo, tornou-se fundamental disponibilizar este serviço para os moradores”.

A próxima aula acontece na terça-feira, dia 13/12, a partir das 19h, e terá como temas ‘Primeiros Socorros’ e ‘Gerenciamento de Abrigos’. A previsão é de que o curso termine no dia 17. Em seguida, será iniciada a instalação dos NUDECs que abrangerão Providência, Pessegueiros, Cruzeiro e Ponte Nova, também no 2º Distrito, e em Bonsucesso, Vieira, Mottas e Vale Alpino, no 3º Distrito.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui