Teresópolis toda na Internet

 

 

2ª Conferência Municipal de Cultura

Novas propostas para a cultura em Teresópolis


Foto: Claudio FurtadoTeresópolis, 25/11/2011
- Dezenas de pessoas estiveram nesta terça e quarta-feira, dias 22 e 23 de novembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, para participar da 2ª Conferência Municipal de Cultura.

Promovido pela Secretaria de Cultura, pelo Conselho Municipal de Cultura e pelo Fórum de Cultura, o evento teve como principal objetivo definir metas para o desenvolvimento cultural do município, subsidiando as discussões para a elaboração do Plano Municipal de Cultura.

"Ao realizarmos esta 2ª Conferência, constato, antes de tudo, o quanto amadurecemos. Em 2009, pouco sabíamos, ainda estávamos engatinhando. Hoje, nossa realidade é outra. Muitas coisas ficaram por fazer e outras novas se apresentaram. Muito ainda há para ser feito". Afirmou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Em sua segunda edição, a conferência contou com ampla programação, incluindo palestras e debates sobre diversos temas, apresentação de entidades culturais de Teresópolis e uma plenária final, onde foram avaliados os resultados da 1ª Conferência, realizada em 2009, e apresentadas e aprovadas novas propostas visando o fomento da cultura no município.

Palestras e debates

Ao longo da conferência, diversos temas concernentes à cultura foram debatidos em cinco palestras. No primeiro dia, foram abordados os temas: ‘Sistemas Nacional, Estadual e Municipal de Cultura’, que teve como palestrantes o Coordenador Geral de Estratégia e Gestão das Ações do Ministério da Cultura, Marcelo Velloso; o representante da Secretaria de Estado de Cultura, Delmar Cavalcante; e o Secretário de Cultura de Teresópolis, Ronaldo Fialho; ‘Preparação e sensibilização para Rodada de Negócios’, com os consultores do SEBRAE/RJ, José Carlos Moraes de Barros e Cristina Cabral; e ‘Identidade Cultural do Município’, assunto discorrido pelo Secretário Ronaldo Fialho, o jornalista e historiador Wanderley Peres e a escritora Sandra Pimentel.

Já no segundo dia, mais duas palestras movimentaram o evento: ‘Transversalidade da Cultura’, com a Secretária de Educação, Neli Pampillón; o Secretário de Turismo, Carlos Tucunduva e o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Marcelo Sotratti; tendo Ronaldo Fialho como mediador; e, finalmente, ‘Economia Criativa da Cultura’, com o representante da Secretaria de Estado de Cultura, Frederico Groth.

Além das palestras, o evento contou ainda com a participação de entidades culturais de Teresópolis, que tiveram o espaço aberto para apresentar seus trabalhos. A professora Alessandra Corguinha falou em nome do Lar Tia Anastácia. O empresário Jorge Bragança apresentou o Centro Cultural FESO Pro Arte e a psicóloga Luciana Manhãs falou em nome do Instituto Oca / Ponto de Cultura Saci Tererê.

Ao fim da conferência, foi realizada a plenária final, com a participação dos Grupos de Trabalho (GTs) do Fórum de Cultura de Teresópolis e representantes da Secretaria de Cultura. Estiveram presentes membros dos GTs de Artes Cênicas e Circenses, Audiovisual, Música, Dança, Literatura, Instituições e Patrimônio, que avaliaram os resultados da 1ª Conferência e apresentaram novas propostas, que servirão como indicativo para a elaboração do Plano Municipal de Cultura.

Portal Terê - Com informações da Sec. Cultura
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui