Teresópolis toda na Internet

 

 

Transporte para pacientes de hemodiálise

Interditado setor de nefrologia do HCT


Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 19/11/2011
- Realizada nesta sexta-feira, 18, a primeira viagem dos 69 pacientes que farão hemodiálise no Centro de Terapia Renal de Itaboraí, com transporte garantido pela Prefeitura de Teresópolis.

Desde o aviso de interdição do setor de nefrologia do Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCT) pela Vigilância Sanitária Estadual, a Administração Municipal está empenhada na organização do transporte e acompanhamento dos pacientes nesta fase de realização do tratamento fora do município. Tal situação ocorreu por conta de um Termo de Ajustamento de Conduta não cumprido pelo HTC.

Segundo o Reitor do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), Luis Eduardo Possidente Tostes, o serviço de hemodiálise do Hospital das Clínicas funciona há vários anos, sem ter apresentado nenhum problema.

“Apesar do resultado da Vigilância Sanitária Estadual ter apontado problema na água, fizemos uma contraprova e o laudo mostrou que a água estava própria”, afirmou. Para Antonio Laginestra, presidente do Conselho Diretor da FESO (Fundação Educacional Serra dos Órgãos), mantenedora do hospital, o setor não precisava ter sido fechado. “Tínhamos problemas de espaço e de plantão diário de responsável técnico, que eram perfeitamente solucionáveis com boa vontade, sem a necessidade de interditar o serviço”, opinou.

O grupo de pacientes fará hemodiálise nos turnos da manhã, tarde e noite, e contará com transporte através de veículo próprio da Secretaria Municipal de Saúde, de micro-ônibus da Prefeitura e de ônibus fretado, sempre com acompanhamento de equipe técnica de saúde e de uma ambulância para atender alguma eventualidade. Essa situação será mantida pelos próximos 30 dias, tempo estimado pelo Hospital das Clínicas para que a instituição faça os reparos necessários em seus equipamentos e instalações, e providencie plantão diário de responsável técnico, a fim de que o serviço volte a ser prestado aos pacientes em Teresópolis. “Os pacientes deverão comparecer ao ponto de encontro, no Ginásio Pedrão. Todos serão levados em domicílio após o tratamento”, garantiu o Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui