Teresópolis toda na Internet

 

 

Cônsul do Japão visita Escola Sakurá

Cerimônia estreita laços de amizade

Foto: Marcelo Ferreira
Teresópolis, 09/11/2011
- Com o objetivo de estreitar os laços de amizade entre a Escola Municipal Sakurá e a comunidade japonesa, que colaborou com a Prefeitura na construção do prédio escolar, na última sexta-feira, 4, a Secretaria Municipal de Educação, o Teresópolis Nikkey Club, o Consulado Japonês, a Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira do Estado do Rio de Janeiro e toda comunidade escolar incluindo alunos, professores, equipe diretiva e funcionários, participaram da homenagem ao senhor Kenji Shimizu, um dos beneméritos da escola.

Na mesma data também aconteceu o encerramento do projeto “Construindo o saber”, em parceria com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).

A Secretária Municipal de Educação, professora Neli Pampillón, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da contribuição da Colônia Japonesa para criação da Escola Municipal Sakurá, agradecer a presença dos ilustres representantes do Consulado Japonês e reiterar os laços de amizade entre os dois países. “A colônia japonesa sempre teve uma efetiva participação na construção do nosso município e precisamos, cada vez mais, reforçar esses laços. Principalmente na educação, onde o Sakurá tem, no Japão, a escola Akasaka de Fukuoka como co-irmã, graças ao empenho do homenageado de hoje, o senhor Kenji Shimizu”, lembrou a Secretária.

O Cônsul Japonês, Hajime Kimura, agradeceu o convite para a solenidade e se colocou à disposição para a construção de um intercâmbio entre a Escola Sakurá e o Consulado Japonês, seja através de projetos culturais, educativos ou até mesmo bolsas de estudo no Japão. “Não conhecia a bela história da Escola Sakurá, mas espero que possamos manter viva essa amizade tão bonita realizando vários projetos aqui”, disse Hajime.

Os filhos e netos de Kenji Shimizu, presentes ao evento, descerraram a placa comemorativa com o nome do benemérito, e o significado e a história da escola foram evocados por Mitsuaki Muriani, presidente do Teresópolis Nikkei Club. “O nome Sakurá foi escolhido pelo seu significado: Flor de Cerejeira, que é a mais pura manifestação de beleza da cultura japonesa. Sakurá é associado ao samurai, cuja vida é tão efêmera quanto a flor”, explicou Mitsuaki.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui