Teresópolis toda na Internet

 

 

Planetário é destaque na Semana de Ciência

Alunos da Escola Municipal Acliméa


Foto: Davi AlmadaTeresópolis, 25/10/2011 - A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, realiza desde o último dia 17 a VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em parceria com o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos). Como parte da programação estão exposição e o planetário desenvolvidos por estudantes da Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento, no bairro São Pedro.

O Projeto “Saber Popular x Saber Científico” foi desenvolvido através do interesse dos alunos por lendas indígenas e mitos populares, sob coordenação da Orientadora Pedagógica Danielle de Andrade. A Escola, que é considerada modelo para o ensino integral na rede municipal de ensino, atende 224 crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, distribuídas em oito turmas, e todas participaram da montagem do planetário e dos painéis.

Foto: Marcelo FerreiraDentro do Planetário, confeccionado pelos alunos, é exibido um vídeo, produzido por eles mesmos e que responde as perguntas que os próprios estudantes fizeram durante as pesquisas. Com criatividade, muitas ideias foram colocadas em prática na criação do projeto.

Para Elaine Maria Paiva, Diretora do Centro de Ciência e Tecnologia do Unifeso, o trabalho vem ressaltar a importância do comprometimento do Corpo Docente da unidade e ainda valorizar o potencial dos alunos. “Esta escola está de parabéns pelo projeto realizado. O ensino integral traz estas possibilidades de incentivo aos alunos, que em uma escola tradicional, talvez, não tivessem. Aqui podemos ver que o aluno aprende e, ao mesmo tempo, é levado a um mundo da fantasia. Temos a sensação de que o mundo imaginário se torna uma realidade”, afirmou Elaine, se referindo ao Planetário.

A aluna Luana Vitória, de 8 anos, falou sobre o envolvimento no trabalho. “Eu ajudei a construir as estrelas para colocar nos panos e eu gostei muito de estudar sobre os planetas”, completou. “Eu gostei de pintar para fazer o cartaz do planeta Terra. E a Tia Adriana falou que o Planeta Terra também pode ser chamado de planeta água ou planta azul, porque o Planeta Terra tem mais água do que terra”, acrescentou o estudante Isaque Evaristo, de 6 anos.

A exposição segue até o dia 31 de outubro, é aberta ao público e pode ser visitada das 14h às 16h30h. Escolas também podem agendar visitação através do telefone 2644-4770. A Escola Acliméa de Oliveira Nascimento fica na Rua São Pedro, s/nº - no complexo do Tiro de Guerra.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui