Teresópolis toda na Internet

 

 

Tratamento dentário gratuito

Unidade Móvel de Odontologia


Foto: Marco EstevesTeresópolis, 14/10/2011
- Visando promover a prevenção e o cuidado com a saúde oral, a Prefeitura promove em diversas localidades do interior do município e em comunidades da área urbana da cidade atendimento odontológico gratuito para os moradores.

A Unidade Móvel de Odontologia orienta os pacientes sobre higiene bucal e realiza gratuitamente limpeza e aplicação de flúor, obturações e extrações, entre outros tratamentos.

“A ideia é levar atendimento dentário para quem mora distante dos centros odontológicos da Prefeitura ou que tenha dificuldades para se locomover até lá. Com esse projeto, as pessoas têm acesso ao serviço mais facilmente”, explicou Manoel de Oliveira, Chefe de Unidades Móveis do Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde.

A próxima comunidade a receber a visita periódica será Andradas, no 2º Distrito, no dia 19 de outubro. Na zona rural, a Unidade Móvel percorre também Cruzeiro, Pessegueiros, Vale Alpino, Santa Rita e Serra do Capim. O Departamento de Odontologia pretende realizar um rodízio com outras localidades para que mais moradores sejam contemplados com o projeto.

Além do serviço prestado mensalmente nas comunidades, a Unidade Móvel de Odontologia participa de eventos promovidos pela Prefeitura. São realizadas palestras sobre higiene bucal e apresentados vídeos educativos para as crianças, que recebem escovas e pasta dental para estimular o cuidado com a saúde oral. São feitos procedimentos de limpeza e aplicação de flúor e obturação.

A Unidade Móvel atende também aos policiais militares lotados no município e pessoas internadas na Fazenda da Esperança, em Canoas, para tratamento de dependência química. Desde o início do ano, até o mês de setembro, já foram realizados 1.560 atendimentos em todas as frentes de atuação da Unidade Móvel.

O Governo Municipal oferece ainda tratamento dentário nos centros odontológicos Mário Strucchi, no Cemusa (Rua Palmira Maria de Oliveira, 40, São Pedro) e Djalma Monteiro (Rua Heitor de Moura Estevão, 300, Várzea). Os Postos de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) disponibilizam dentistas para atenção básica. Nos casos emergenciais, os pacientes podem se dirigir à UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), na Rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, durante 24 horas por dia.

Programação da Unidade Móvel de Odontologia para os próximos dias

Horário: das 9h às 16h

Andradas – 19/10

Santa Rita – 20/10

Vale da Revolta – 26/10

Cruzeiro – 27/10

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui