Teresópolis toda na Internet

 

 

Instalada a 1ª sirene do Sistema de Alerta

Teste adiado por falta de celulares

Sirenes do Rosário - Foto: Roberto Ferreira
Teresópolis, 07/10/2011
- A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, instalou nesta quarta-feira, 5/10, a primeira sirene do Sistema de Alerta e Alarme na comunidade do Rosário.

Efetuaram vistoria técnica o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, o Subsecretário Tenente Jaime Medeiros e técnicos da secretaria, além do Coronel Souza Filho, da Secretaria Estadual de Defesa Civil, bombeiros e representantes do NUDEC (Núcleo Comunitário de Defesa Civil).

Com o objetivo de garantir a segurança da população em casos de fortes chuvas, o equipamento foi instalado em um ponto central, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, que fica na Rua Francisco da Rocha.

Como funciona

O equipamento de alerta conta com oito sirenes, com capacidade para atingir, cada uma, um raio de 250 metros. A operação será feita por moradores devidamente capacitados pela Defesa Civil e pela ONG Care Brasil, através do NUDEC. O Coronel Roberto Silva explicou o funcionamento do sistema:  “Nós temos níveis críticos de chuva para este ponto. Quando esse nível for atingido, um aviso de SMS será enviado para integrantes da comunidade, que têm um telefone interligado à rede da Defesa Civil. Essas pessoas emitirão o primeiro sinal de alerta aos moradores. Se a situação ficar mais crítica, será emitido um sinal de alarme, através da sirene, para que as pessoas deixem suas casas e sigam para um dos nossos pontos de apoio”, completou.

Os pontos de apoio foram definidos pela Defesa Civil, com rotas de sinalização, junto com a comunidade. Hoje já existem cerca de 700 pessoas capacitadas para o trabalho.

Alarme simulado (atualizado)

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, informa o cancelamento do simulado para testar o uso do sistema de alerta e alarme, que estava marcado para sábado, dia 15/10, na comunidade do Rosário. O Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, esclarece que a ação foi suspensa porque os telefones celulares, que serão disponibilizados pelo Governo do Estado aos líderes comunitários, ainda não foram entregues. “Queremos que o Simulado seja o mais real possível e, para isso, precisamos desse sistema funcionando perfeitamente”, explica o Secretário. O simulado será remarcado assim que o sistema estiver completo.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui