Teresópolis toda na Internet

 

 

Plano Municipal para situações de risco

Prevenção em desastres naturais


Foto: Marco EstevesTeresópolis, 04/10/2011
- A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, apresentou, na manhã desta segunda-feira, dia 3, o Plano Municipal de Gerenciamento de Crise da Defesa Civil de Teresópolis. O planejamento, que tem caráter preventivo, visa minimizar o impacto de desastres naturais.

A proposta do encontro foi reunir todas as esferas da sociedade teresopolitana, estabelecendo uma estrutura de comando onde cada órgão tenha uma responsabilidade em casos de emergência.

O Plano Municipal de Gerenciamento de Crise define procedimentos e ações aplicáveis a eventos adversos, tendo como princípios básicos a responsabilidade, a prioridade nas ações de resposta às emergências, a distribuição de funções e competências, a participação e a articulação com outros planos.

Tendo em vista que o período de chuvas ocorre entre os meses de outubro e março, a Defesa Civil de Teresópolis já começou a traçar atribuições prévias, para que, em casos de emergências, não haja improvisos ou imediatismos. “Desastres são fatores críticos tanto para a população atingida quanto para a administração municipal", explicou o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cel. Roberto Silva.

Plano de Defesa Civil

Uma população pouco preparada para situações adversas, associado a um ambiente vulnerável, tem como consequência prejuízos econômicos e sociais ao município. O Plano Municipal de Defesa Civil prevê ações que são capazes de minimizar momentos de anormalidade. Podem ser listados como os principais elementos do Plano os seguintes fatores: o conhecimento da área a atuar; a definição das responsabilidades de cada entidade; o cadastramento dos recursos humanos e materiais disponíveis; mecanismos de identificação de emergências; conhecimento do sistema de comando de gerenciamento proposto; mapeamento dos riscos e sistema de monitoramento de ameaças; e compromisso de atualização de dados e elaboração de planos de operação específicos.

Próxima etapa

No dia 25 de outubro, às 10 horas, no Teatro Municipal, as entidades interessadas em participar do Plano apresentarão uma planilha de protocolos e responsabilidades, exemplificando as funções que podem exercer em caso de uma nova tragédia. “Cada órgão irá apresentar o que pode oferecer e vamos montar uma logística de trabalho e atendimento à população eficiente em casos de necessidade. Demos neste primeiro encontro o primeiro passo, de motivação e preparação para a prevenção. Conseguimos reunir todas as esferas e vamos estabelecer uma estrutura de comando para que cada órgão fique à frente de sua responsabilidade”.

Participaram do primeiro encontro representantes da Promotoria de Justiça, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Marinha, Exército, Bombeiros, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Trilheiros, empresários e representantes de todas as secretarias municipais, entre outros.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui