Teresópolis toda na Internet

 

 

Congresso do Programa Turma Cidadã

Unifeso mostrou projetos sociais

Foto: Unifeso
Teresópolis, 04/10/2011 - O projeto Calouro Solidário e atividades de extensão e pesquisa desenvolvidas pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foram apresentados no I Congresso Nacional do Programa Turma Cidadã, que aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro.

A professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), compartilhou as experiências em projetos sociais e ambientais que estes cursos têm desenvolvido ao longo do ano.

Neste primeiro encontro, realizado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/RJ), foi abordada a temática “As instituições educacionais na formação da cidadania e prática do voluntariado”.

O evento teve como objetivo intercambiar experiências e propor a criação de um fórum permanente de debates sobre educação, cidadania e voluntariado. “Em 2011, atendendo a uma orientação institucional, temos elaborado nos cursos várias ações e projetos de pesquisa e de extensão dirigidos às questões referentes à calamidade, o que chamei de ações decorrentes em relação à calamidade”, explicou a professora Ana Maria, referindo-se ao dia 12 de janeiro, quando Teresópolis e região foram atingidos por uma forte chuva que deixou centenas de mortos e desabrigados.

Ela também levou a proposta e o histórico do Projeto Calouro Solidário – uma série de atividades de responsabilidade social e cidadania aplicadas como trote para os estudantes em ingresso. “Começamos em 2003 nos cursos de Administração e Ciências Contábeis e depois incorporamos ao projeto os cursos de Pedagogia e Direito. Com o tempo os estudantes pediram para não ficar só no 'calouro', e que houvesse atividades no ano inteiro”, lembrou.

As ações tiveram continuidade e professores e estudantes hoje têm estabelecido contato com organizações do município buscando prestar trabalhos e criar parcerias que atendam às necessidades da comunidade, como a assistência em abrigos, o Projeto Terra Legal (de regularização fundiária no interior de Teresópolis para conscientizar agricultores e seus familiares da importância de regularizar a posse da terra e levantar dados e documentos que possam comprovar a posse da mesma) entre outros, além de relevantes pesquisas, atividades de extensão e promoção de discussões voltadas às questões pertinentes à calamidade.

O tema do Fórum Acadêmico do CCHS – “Cidades Sustentáveis” –, que será realizado em outubro deste ano, também é um exemplo de mobilização do UNIFESO para estas questões, e a preocupação em expô-las para estudantes, professores e comunidade.

Instituições do país inteiro, desde escolas de ensino básico até o ensino superior, compareceram ao Congresso. Para a professora Ana Maria, “estabelecer o contato e dividir estas experiências é fundamental nestes encontros. A receptividade que a minha apresentação teve foi muito grande, e eu estou agora mantendo estes contatos em especial com o CEFET. Foi cansativo, mas muito gratificante”, avaliou.

Fonte: UNIFESO - Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui