Teresópolis toda na Internet

 

 

Programa Municipal de Coleta Seletiva

Reunião entre MP, Prefeitura e empresas


Promotora de Justiça, Anaiza Malhardes.  Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 15/09/2011
- O Programa Municipal de Coleta Seletiva foi apresentado para empresários do comércio e da indústria de Teresópolis na noite desta terça-feira, dia 13, com o objetivo de sensibilizá-los sobre a importância de se doar materiais recicláveis, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O encontro, realizado pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, contou com a participação de Leandro Coutinho, Coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal, e da Promotora de Justiça Anaiza Malhardes, do Ministério Público Estadual.

Na ocasião, Dra. Anaiza Malhardes fez palestra sobre a legislação atual e também sobre a nova lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Segundo ela, de acordo com essa lei, o comerciante deve se responsabilizar pelo descarte de embalagens. Eles terão um prazo para se adequar à lei até 2012. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010, vem para disciplinar a coleta, o destino final e o tratamento de resíduos urbanos, perigosos e industriais, entre outros. O texto da lei estabelece diretrizes para reduzir a geração de lixo e combater a poluição e o desperdício de materiais descartados pelo comércio, indústrias, hospitais, empresas e residências.

Atualmente, Teresópolis recicla aproximadamente 60 toneladas de lixo seco por mês, e 27 famílias vivem exclusivamente da renda obtida através do programa de reciclagem, pela Associação de Catadores Serrana. “O Prefeito Interino Arlei está colocando mais caminhões à disposição do programa, o que vai permitir aumentar a rota e o número de bairros atendidos com a coleta seletiva até o final do ano”, afirmou Leandro Coutinho. O Coordenador de Meio Ambiente agradeceu a colaboração da Promotora Dra. Anaiza, que vem participando desses encontros com empresários, catadores e a população para esclarecer sobre a legislação e alertar para a importância de se aderir a esse programa.

Dias da Coleta seletiva nos bairros já atendidos

O programa de coleta seletiva atende, atualmente as seguintes localidades: Tijuca, Parque São Luiz e Bom Retiro (às segundas-feiras); Granja Guarani, Fátima, Araras, Ingá e Comary (às terças-feiras); Posse, Caleme, Cascata do Imbuí, Fazendinha e Agriões (às quartas-feiras); Jardim Europa, escolas e grandes geradores (às quintas-feiras); Meudon, Jardim Meudon, Quinta da Barra, Barra, Paineiras e Golfe (às sextas-feiras); Bonsucesso, Albuquerque, Vargem Grande e Venda Nova (aos sábados). Além disso, 50 ecopontos estão distribuídos em diversos locais estratégicos da cidade.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui