Teresópolis toda na Internet

 

 

Sistema de Alerta e Alarme

Apoio externo para o projeto


Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 09/09/2011
- Visando a implantação do sistema de alarme em caso de fortes chuvas, o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, esteve em reunião na tarde desta quinta-feira, 8, com representantes da Defesa Civil Nacional e Estadual.

O objetivo da reunião foi definir, junto ao coordenador do Ministério da Integração Nacional, Alziro Alexandre Gomes, a realização do simulado de alerta nos bairros que correm riscos de inundações e deslizamentos, em caso de fortes chuvas. Rosário e Perpétuo serão os primeiros a receber o simulado, no dia 15 de novembro, a partir das 10h.

A equipe da Secretaria de Defesa Civil Municipal, com apoio da Defesa Civil Nacional e Estadual, distribuirão camisas, capas de chuvas e sinalizarão um ponto de apoio, que serão fixos após as simulações.

“O sistema de alerta é para informar à população que chegou um índice crítico de chuvas. Nós temos que alertar a comunidade com antecedência, para que ela possa se abrigar nos pontos de apoio. Isto é uma medida preventiva”, explicou o Coronel Souza Filho, Assessor do Secretário Estadual de Defesa Civil. Ele informou também que os pontos de apoio serão definidos junto com as comunidades, para que sejam locais de fácil acesso, como escolas, igrejas e centros comunitários.

Como parte do projeto, já está em andamento o Curso de Capacitação de Agentes Comunitários em dez comunidades, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura. O treinamento conta com a participação de técnicos da Escola de Defesa Civil Estadual e da Cruz Vermelha, e visa formar agentes que vão auxiliar na divulgação das mensagens do Sistema de Alerta e Alarme, que será instalado no município. Já foram capacitados cerca de quinhentos agentes.

O projeto visa o apoio de agentes comunitários, ONG’s, presidentes de associações e a Secretaria Municipal de Saúde com o Programa de Saúde da Família. Para tratar dos últimos detalhes do simulado, nova reunião foi marcada para o dia 19 de setembro.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui