Teresópolis toda na Internet

 

 

Aluno do UNIFESO recebe Prêmio

1º lugar em pesquisa do ICMBio

Austem Stravs Andrade Dias - Foto: UNIFESO Divulgação
Teresópolis, 05/09/2011
- O trabalho “Controle e erradicação de espécies vegetais exóticas e invasoras no Parque Nacional da Serra dos Órgãos”, do estudante Austem Stravs Andrade Dias, do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário serra dos Órgãos (UNIFESO), conquistou o 1º lugar no Prêmio de Melhor Trabalho de Pesquisa realizado por aluno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Ele e mais duas estudantes do curso foram selecionados para apresentar seus projetos no III Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizado entre 16 e 18 de agosto na sede do Instituto, em Brasília.


“É um trabalho muito inovador e que pode abrir muitas portas para outras unidades de conservação como modelo. O trabalho ainda está sendo desenvolvido e pretendo terminar ainda neste ano”, contou Austem, que quer investir na profissão como pesquisador, especificamente na área de Ecologia com foco em Biologia de Conservação. Segundo ele, parte deste trabalho também será apresentada em Minas Gerais, no X Congresso de Ecologia do Brasil, que acontecerá de 18 a 22 de setembro.

Pesquisas do UNIFESO são destaque no ICMBio

A comissão formada por servidores do ICMBio e pesquisadores externos avaliou diversos trabalhos de iniciação científica durante o III Seminário do ICMBio e selecionou seis para apresentação. Além do trabalho premiado, o UNIFESO foi selecionado também com as pesquisas “Gestão do conhecimento científico sobre anfíbios no Parque Nacional da Serra dos Órgãos”, da estudante Bruna Maia de Oliveira; e “Inventário de mamíferos de médio e grande porte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos”, da estudante Fabiane Aguiar, ambas do curso de Ciências Biológicas.

Trabalho de campo na Amazônia

O estudante premiado Austem também desenvolveu, no início do ano, um importante trabalho de campo na Amazônia junto a uma equipe formada por pesquisadores da Wildlife Conservation Society (WCS–Brasil/Amazônia). De 31 de janeiro a 13 de fevereiro de 2011 eles iniciaram as atividades referentes ao projeto “Efeitos da re-pavimentação da BR-319 (Rodovia que liga Porto Velho-RO, a Manaus-AM) sobre a fauna de médios e grandes mamíferos”.

“A equipe permaneceu treze dias em campo realizando o monitoramento ao longo da rodovia com objetivo de levantar o número de animais em determinados trechos. Eles tiveram a oportunidade de observar cutias, macacos, catetos, antas, lontras, pacas, botos, onças pintadas, suçuaranas, mutuns e jacus”, contou o professor Carlos Alfredo.

“Esta experiência sem dúvida foi muito importante para a minha carreira como pesquisador. Hoje a Mata Atlântica se encontra bem fragmentada e pude observar na Amazônia uma realidade bem diferente, pelo fato de ter um contínuo florestal bem superior, o que dá um contato maior e mais diversificado com espécies da fauna. Além disso, pude aprender bastante na convivência com pesquisadores da WCS”, relatou Austem.

Fonte: UNIFESO - Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui