Teresópolis toda na Internet

 

 

Reunião com Sec. Estadual de Saúde

Ações conjuntas para melhoria do setor

O Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes e o Prefeito Interino, Arlei de Oliveira Rosa - Foto: Marco Esteves
Teresópolis, 20/08/2011
- O Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, esteve em Teresópolis nesta sexta-feira, dia 19, onde se reuniu com o Prefeito Interino do município, Arlei de Oliveira Rosa.

A pauta do encontro foi o estabelecimento de um plano de ações de curto e médio prazo para a reestruturação do sistema de saúde em Teresópolis, a recontratualização dos hospitais e o co-financiamento da saúde.

Também foi formado um grupo de trabalho para reavaliar o sistema de administração da UPA que, por sugestão de Côrtes, deveria ser gerida em conjunto pelos hospitais da cidade, com melhor aproveitamento dos recursos públicos.

Segundo o Secretário Estadual, Teresópolis possui uma estrutura hospitalar invejável. “Poucos municípios têm uma estrutura hospitalar tão organizada. Temos que parabenizar os três hospitais. Tenho certeza que teremos o comprometimento deles para que não tenhamos nenhum problema na assistência da população teresopolitana e também da região”.

Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24H

Na ocasião, observando as dificuldades e a insatisfação da população em relação ao atendimento da UPA, Côrtes sugeriu que uma das três instituições hospitalares de Teresópolis administrasse a unidade. “Essas instituições têm potencial para administrar a UPA. Com isso, não há a necessidade de se contratar uma quarta empresa e nem de se fazer mais um repasse financeiro”, disse. O Secretário sugeriu que seja estabelecido um prazo para que os hospitais apresentem suas propostas.

Postos de Saúde da Família - PSFs

A atenção básica da saúde, no que diz respeito aos PSFs, também foi um assunto destacado durante o encontro. A Secretaria Estadual de Saúde iniciou, na última quinta-feira, dia 18, um trabalho no município para que seja avaliada a questão dos PSFs e dos profissionais e agentes comunitários atuantes, como enfermeiros, psicólogos e médicos que trabalham nos postos. “Não existe saúde só pensando em hospital. É fundamental que a rede de atenção básica e de promoção e proteção à saúde e prevenção de doenças seja restabelecida e organizada o mais rápido possível”, esclareceu Côrtes.

Remédios

A Prefeitura Municipal está fazendo um levantamento sobre os medicamentos que estão faltando. Uma equipe do Estado está dando suporte para que a administração municipal faça o diagnóstico sobre a questão da farmácia básica. “O Prefeito assumiu há poucos dias e é muito difícil fazer esse diagnóstico de forma isolada. Esse levantamento deve ser feito de maneira bastante responsável. Se, realmente, a farmácia básica não possuir os medicamentos necessários, a Prefeitura tem mecanismos para fazer essa aquisição e suprir tais faltas”, explicou o Secretário Estadual de Saúde.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui