Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis terá sistema de alerta

Curso para formar agentes

Foto: Roberto Ferreira
Teresópolis, 18/08/2011
- Teve início nesta terça-feira, 16, o Curso de Capacitação de Agentes Comunitários em Teresópolis. Promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, o treinamento conta com a participação de técnicos da Escola de Defesa Civil Estadual e da Cruz Vermelha. O objetivo é formar agentes que vão auxiliar na divulgação das mensagens do Sistema de Alerta e Alarme, que será instalado no município.

Nesta quarta-feira, 17, aconteceu a segunda etapa da formação na Capela Nossa Senhora da Paz, no Caleme, e na quinta-feira, 18, e sexta-feira, 19, na Capela Nossa Senhora do Rosário, no Rosário, sempre das 19h às 22h. Esses bairros serão os primeiros a receber as sirenes de aviso, mas o sistema será implantando em 10 áreas no total.

Presente à primeira aula, o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, ressaltou que é bom ver que a população está comprometida. Só assim, o sistema funcionará efetivamente”, explicou. De acordo com o Secretário, nos próximos dias um técnico da Defesa Civil Estadual virá a Teresópolis para avaliar os melhores pontos para a localização das sirenes no Caleme e no Rosário, sendo que há a previsão de ampliação da cobertura para outras oito áreas do município. Estas localidades foram identificadas e mapeadas pelo Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro – DRM.

Capacitação

Os agentes comunitários estão sendo formados para atuar como apoio da Defesa Civil, recebendo através de SMS (mensagens de celular) os avisos emitidos pelo serviço de alerta que será instalado na cidade nas próximas semanas. Nos casos de emergências nas comunidades, os agentes também poderão auxiliar os moradores no deslocamento para os pontos de apoio pré-determinados dentro das suas comunidades. Os pontos serão definidos pela Defesa Civil e serão divulgados para os moradores através de placas indicativas.

O curso é voltado para agentes de saúde, líderes comunitários, policiais militares, bombeiros, guardas municipais e população em geral, que morem nas áreas onde o sistema funcionará. “Temos que nos preparar para as chuvas de Verão que estão por vir e este curso vai ajudar a gente a lidar com esse novo sistema. Nós seremos multiplicadores das informações para todos os moradores”, disse Jeová da Silva Santos, líder comunitário do Caleme.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui