Teresópolis toda na Internet

 

 

Veterinários aprenderam com a tragédia

UNIFESO apresenta experiências vivenciadas

André Vianna e Carla Moura do UNIFESO - Foto: UNIFESO
Teresópolis, 12/08/2011
- Os professores André Vianna Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária, e Carla Fernanda de Moura Carvalho, da disciplina Ginecologia e Obstetrícia Veterinária, representaram o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) no “Curso Introdutório de Redução de Risco para Animais em Situações de Desastre”, promovido pela Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), nos dias 4 e 5 de agosto, no Rio de Janeiro.

O convite foi feito pelo diretor da WSPA/América do Sul, Luis Carlos Sarmiento, depois do sucesso da parceria firmada entre o Centro Universitário e a Sociedade de Proteção, que culminou na criação do Centro de Operações no Campus Quinta do Paraíso, para a manutenção do bem-estar dos animais afetados pela tragédia de janeiro.

O curso teve como objetivo construir relacionamentos de longo prazo com as autoridades, organizações não governamentais (ONGs) e a sociedade civil, a fim de influenciar as melhores práticas de bem-estar animal em todas as fases de um desastre e trabalhar em conjunto para a recuperação das comunidades afetadas. Além do UNIFESO, estiveram presentes representantes do Corpo de Bombeiros da Região Serrana, da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, de ONGs, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de instituições de ensino e de países como Costa Rica e Colômbia.

A participação do UNIFESO

A professora Carla Moura, que coordenou as atividades no Centro de Operações no Campus Quinta do Paraíso junto aos alunos do curso de Medicina Veterinária, ministrou a palestra “Experiência da Universidade Durante as Emergências Ocorridas em Janeiro de 2011”, no segundo dia do evento. “Durante a palestra mostrei a experiência do Centro Universitário no desastre ocorrido na Região Serrana, além da importância da parceria com a WSPA, o que tornou possível a realização destas ações”.

Para o coordenador André Vianna, este desdobramento da parceria com a WSPA foi uma ótima oportunidade para que o UNIFESO tivesse contato com Instituições do exterior e equipes de resgate de outras catástrofes, podendo repassar mais tarde o aprendizado aos alunos. “Nossa participação foi muito interessante porque, embora houvesse outros representantes do meio acadêmico, nós fomos os únicos a apresentar uma experiência vivida numa situação de desastre, com o resgate e atendimento aos animais”, destacou o coordenador.

Na época da tragédia, as equipes da WSPA e do UNIFESO visitaram bairros dos municípios de Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Nova Friburgo, Sumidouro e Bom Jardim, onde realizaram mais de 1.300 atendimentos veterinários. Além de cães e gatos, as equipes atenderam cavalos, suínos e cabras.

Fonte: UNIFESO - Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui