Teresópolis toda na Internet

 

 

Centrais hidrelétricas em Teresópolis

Energia para atender até 600 mil casas

Carlos Bezerril, da empresa Poço Fundo Energia - Foto: Marco Esteves
Teresópolis, 04/08/2011
- Os técnicos Carlos Pedro dos Santos e Carlos Bizerril, da empresa Poço Fundo Energia, foram os palestrantes da edição desta quarta, 3 de agosto, do Projeto Quartas Ambientais.

Na pauta, a apresentação dos projetos de implantação de duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs): uma na divisa com o município de São José do Vale do Rio Preto e outra na localidade de Providência, no 2º Distrito de Teresópolis.

Aberta pelo Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Maurício Lopes, a palestra reuniu líderes comunitários, universitários, sindicalistas e interessados.

“Procuramos apresentar temas de relevância nas palestras do Projeto Quartas Ambientais, para manter a população bem informada e incentivar a atuação de poder público e sociedade pela preservação do meio ambiente”, disse Maurício Lopes.

A PCH é uma usina hidrelétrica de pequeno porte, que pode ser implantada com baixos impactos ambientais. Pelos projetos, parte da vazão do Rio Preto será direcionada para um túnel subterrâneo até a casa de força, evitando o alagamento de grandes áreas, a supressão de vegetação e a remoção de casas. A implantação envolve uma série de programas ambientais para preservar a fauna, a flora, a vegetação e as nascentes.

Segundo Carlos Bezerril, os processos de licenciamento se encontram em andamento. O Projeto Básico Consolidado foi apresentado à Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em 2010 e, até setembro, a empresa Poço Fundo Energia apresentará o Projeto Básico Ambiental ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Os investimentos previstos giram em torno de R$ 100 milhões. A previsão do início das obras é para 2012, no caso da PCH Poço Fundo. Já a de Providência deverá ser iniciada em dois anos.

De acordo com os projetos, a capacidade de geração de energia para a PCH Poço Fundo, na divisa com São José do Vale do Rio Preto, é de 14 megawatts; já para a PCH Providência a previsão é gerar 5 megawatts, suficientes para atender, juntas, em torno de 600 mil residências. A previsão é que na fase de construção sejam gerados até 500 empregos diretos, e outros 2.500 indiretos.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui