Teresópolis toda na Internet

 

 

JOPISI: esporte e saúde para idosos

Atletas da melhor idade de 6 equipes

Foto: Marco Esteves
Teresópolis, 29/07/2011
- A manhã desta sexta-feira, 29 de julho, foi de prática esportiva, socialização e de promoção da saúde para os cerca de 120 idosos que participaram da edição 2011 do JOPISI - Jogos das Pessoas Idosas e Sênior. Iniciativa da Prefeitura de Teresópolis, com a coordenação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a competição aconteceu na Praça Olímpica, na Várzea.

Os Jogos reuniram atletas da melhor idade de seis equipes: Unidos do Esporte (Secretaria de Esportes), CRAS Meudon e Alto, PSF Fonte Santa, Energia da 3ª Idade e Projeto Suderj Informa. Eles disputaram as modalidades de corrida de 25 e 50 metros e zigue-zague; caminhada de 25 metros; cabo de guerra; dominó; dama; vôlei e bola ao cesto.Maria Magdalena, Lencir e Dirce participam sempre das competições do JOPISI - Foto: Marco Esteves


“Os jogos têm por finalidade estabelecer a prática esportiva como instrumento de valorização do idoso, aumentando sua auto-estima, proporcionando condições de socialização e beneficiando sua qualidade de vida”, definiu o Secretário de Esportes e Lazer, Francisco Gaspar.

As amigas Dirce Mesquita Passos, 68 anos, Maria Magdalena Braga Pinheiro, 72, e Lencir Maria Marques, 77 (foto à esq.), estavam satisfeitas por participar da competição. “Participo sempre, tenho doze medalhas”, contou Maria Magdalena. “Esporte é vida e saúde, não importa a idade”, comentou Dirce. “Faz bem para a alma e o coração”, completou Lencir.


“A Secretaria de Esportes mantém um grupo permanente de atividades físicas para os idosos. As aulas são gratuitas e têm excelente frequência. É mais uma importante ação do Governo Jorge Mario para a promoção da saúde e o incentivo à prática esportiva”, disse o Subsecretário de Esportes, Alexandre Pinheiro da Trindade.

“Fazer atividades físicas em grupo melhora muito a qualidade de vida dos idosos, pois além de promover a socialização, contribui para o controle da pressão arterial e do diabetes, entre outras doenças. Por isso considero os Jogos das Pessoas Idosas e Sênior uma ótima iniciativa do Governo Municipal”, opinou Luiz Lisardo, coordenador do grupo Energia da 3ª Idade, que funciona às terças feiras com hidroginástica na Casa Espanhola, localizada no Bom Retiro. Ele também é responsável pelo Projeto Suderj Informa, que tem atividades na Igreja Metodista Central, na Várzea.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui