Teresópolis toda na Internet

 

 

Prefeitura incentiva cooperativas

Formação e capacitação


Cerimônia de assinatura do Termo de Parceria Técnica entre a Prefeitura e OCB/Sescoop - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 12/07/2011
- A Prefeitura de Teresópolis e a Organização de Cooperativas do Brasil do Estado do Rio de Janeiro (OCB-RJ) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop-RJ) assinaram, na última sexta-feira, 8, o Termo de Parceria Técnica entre a Prefeitura e as entidades.

A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal e contou com a presença de diversos representantes do segmento. O convênio tem por objetivo tornar Teresópolis um Polo Municipal do Cooperativismo e da Economia Solidário em Teresópolis.

A parceria vai possibilitar capacitação, treinamento e formação profissional para os cooperados do município, através de cursos, palestras e outros eventos promovidos pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ.

Na ocasião, foi inaugurado oficialmente o Núcleo de Apoio ao Cooperativismo Serrano, instalado na Av. Feliciano Sodré, 680, na Várzea, em frente à Prefeitura.

Representando o Prefeito Jorge Mario, o Secretário do Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos iniciou a cerimônia. “O incentivo à formação de cooperativas constitui um dos compromissos de campanha do Prefeito Jorge Mario e a parceria com a OCB/Sescoop vem contribuir de forma significativa com este projeto, pois os cooperados terão acesso à capacitação e também orientações sobre como formar uma cooperativa e como administrá-la” frisou o Secretário, lembrando que a Prefeitura tem trabalhado para fomentar as cooperativas existentes e incentivar a criação de outras, como é o caso das cooperativas de Vieira e Bonsucesso.

Em seguida, o Superintendente técnico do Sescoop/RJ, Jorge Barros, apresentou a proposta de trabalho a ser implementada com a palestra ‘Cooperativismo ao Alcance de Todos’. Entre as ações está a criação da Comissão Permanente do Cooperativismo na Câmara Municipal; de uma casa do cooperativismo, visando treinamento, fomento e capacitação; e de um conselho municipal do segmento.

Para o presidente do Sistema OCB/Sescoop, Marcos Diaz, a assinatura representa um passo importante para a população e para o cooperativismo fluminense. “Estamos muito felizes com esta parceria que ajuda a quem realmente precisa. Esse é um dos princípios do cooperativismo: promover inclusão social”, destacou. O representante nacional do ramo Trabalho na OCB, Geraldo Magela, o vice-presidente do Sistema, Jorge Menezes, diretores e conselheiros do Sescoop também participaram da cerimônia.

Núcleo de Apoio

O Núcleo de Apoio ao Cooperativismo Serrano, instalado em Teresópolis para atender aos 13 municípios da região, funciona como ponto de referência para os cooperados filiados à OCB/Sescoop-RJ. A Prefeitura cedeu uma funcionária da Secretaria do Trabalho para auxiliar o trabalho realizado no núcleo.

Entre os objetivos da unidade estão o fomento ao cooperativismo, ou seja, oferece ajuda para os grupos de trabalhadores formarem a cooperativa; e presta consultoria nas áreas jurídica, contábil, administrativa. Além disso, incentiva a autogestão, através de cursos de capacitação e treinamento.

Para maiores informações, o Núcleo de Apoio ao Cooperativismo Serrano funciona de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h. Os telefones do Núcleo são (21) 3642-2806 e 8889-4593.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui