Teresópolis toda na Internet

 

 

Fomento à exportação na Serra

Teresópolis sedia 'Rodada de Negócios'


Teresópolis, 01/07/2011
- Com o objetivo de dar andamento ao projeto Região Serrana/RJ, representantes da ApexBrasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos ligada ao Governo Federal, estiveram em Teresópolis, no Espaço Higino, nesta quinta-feira, 30, para se reunir com representantes de empresas da cidade que exportam ou pretendem iniciar este tipo de atividade.

A iniciativa, que conta com a parceria do Governo Estadual e o apoio da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), visa a realização de uma ‘Rodada de Negócios’ entre empresas da Região Serrana e compradores estrangeiros. O evento acontece entre os dias 19 e 23 de setembro, em Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo.

“A Rodada de Negócios será uma excelente oportunidade para os empresários ampliarem suas atividades”, ressaltou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Nassouh Ejje na abertura do encontro. O Superintendente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), André Wanick, e representantes do Sebrae-RJ e da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis) também participaram da reunião.

O Coordenador de Imagem e Acesso a Mercados da ApexBrasil, Ricardo Santana, falou sobre o projeto e sobre a participação do Estado do Rio no mercado de exportações. De acordo com o coordenador, o Estado do Rio representa 10% de tudo que o Brasil exporta, ou seja, cerca de US$ 200 milhões e a Região Serrana é responsável por 0,3% desse total, em torno de US$ 50 milhões.

“Considerando que o principal produto exportado pelo Rio de Janeiro é o petróleo, os números da serra podem ser considerados bons, porém essa estatística pode melhorar. Esse é o nosso objetivo, com a promoção da Rodada de Negócios. Vamos ouvir as empresas sobre sua capacidade de produção e outras questões inerentes ao projeto para que possamos identificar os compradores certos para a oferta que essas empresas possuem”, pontuou Ricardo Santana.

Os representantes das empresas participantes preencheram um formulário, que será avaliado e utilizado como base para este trabalho de identificação da ApexBrasil. Os segmentos prioritários inseridos na Rodada de Negócios são Moda e Bijuteria; Alimentos e Bebidas; Tecnologia da Informação; Móveis; Metal Mecânico; e Artesanato. Os empresários da Região Serrana que desejarem participar do evento podem se inscrever gratuitamente através do site www.apexbrasil.com.br.

Fomento à exportação

A ApexBrasil é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e atua estrategicamente para inserir mais empresas no mercado internacional, diversificar e agregar valor à pauta de produtos exportados, consolidar a presença do país em mercados tradicionais e abrir novos mercados, além de aumentar o volume comercializado, entre outras ações. Para isso, oferece soluções nas áreas de informação, qualificação para exportação, promoção comercial, posicionamento e imagem e apoio à internacionalização. Atualmente, a Agência apoia 79 setores da economia brasileira e atende cerca de 10 mil empresas exportadoras.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui