Teresópolis toda na Internet

 

 

Curso para profissionais da Saúde

Capacitação na gestão do SUS


Profissionais de saúde participam do Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 18/06/2011
- Encerrado nesta sexta-feira, 17/06, em salão de hotel na Cascata Guarani, o Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (CDG-SUS), de capacitação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Iniciativa do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ) e do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o curso teve dez dias de duração e abordou temas como modelos de atenção em saúde, controle social, trabalho em equipe, planejamento, financiamento e recursos humanos, entre outros.

No final, foi assinado um termo de compromisso, a ser entregue à Secretaria de Saúde. O documento aponta os principais problemas do setor no município, verificados pelos participantes do curso, e sugere as ações de enfrentamento, com prazos para serem providenciadas.

“O Secretário de Saúde já programou reuniões com as chefias dos setores para definir as metas do termo de compromisso”, informou o Subsecretário Municipal de Saúde, Hamilton Galdino. “Esse treinamento foi fantástico e a Secretaria de Saúde já está planejando o primeiro ciclo de debates, dentro do projeto de capacitação permanente dos servidores”, completou.

O curso

O Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (CDG-SUS) é uma proposta de desenvolvimento das pessoas, das práticas de gestão e do cuidado em saúde, que adota a perspectiva da integralidade da atenção, visando à construção do perfil e das competências desejadas para os gerentes dos serviços municipais de saúde.

Tal proposta foi estruturada em razão da demanda crescente do SUS por qualificação dos gerentes e profissionais da saúde, da complexidade do sistema, da diversidade de atores e de processos de trabalho em espaços da gestão, o que requer a superação do modelo de planejamento e gestão normativo e pouco participativo, ainda predominante nas instituições. Estruturado em duas unidades e um eixo integrador, que correspondem a 80 horas de qualificação, conta com aulas presenciais e um período de dispersão para o desenvolvimento de um trabalho de campo.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui