Teresópolis toda na Internet

 

 

Pacto de Gestão do SUAS

Direitos sociais para Teresópolis


Teresópolis, 17/06/2011
- Na tarde desta quarta-feira, 15 de junho, o Prefeito Jorge Mario participou de reunião com o Governador Sergio Cabral Filho, a Ministra Tereza Campelo, o Vice Governador, Luiz Fernando Pezão e o Secretario de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, para assinar o Pacto de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Por meio do pacto, o governo estadual oferecerá apoio técnico e financeiro às cidades para a organização e qualificação da gestão e dos serviços de Proteção Social Básica, destinada à prevenção de vulnerabilidades e de riscos sociais e pessoais e de Proteção Social Especial, destinada às famílias que já se encontram em situação de risco e tiveram seus direitos violados.

O Rio de Janeiro irá co-financiar 100% dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), nos 92 municípios do Estado e fará o repasse fundo a fundo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e dos Centros de Referência para População de Rua, além do cofinancimento para implantação e funcionamento de CRAS em todas as áreas pacificadas.

Além de Teresópolis, mais 91 municípios fluminenses foram beneficiados com a assinatura do Pacto do SUAS fortalecendo e qualificando as políticas públicas sociais. O encontro aconteceu no prédio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no centro do Rio.

Atualmente, o Rio é o único estado em todo o país que possui, no mínino, dois CRAS em cada um de seus 92 municípios, sendo que Teresópolis possui, não dois, mas, quatro CRAS (Meudon, Barroso, Alto e Fischer). Para garantir o funcionamento continuado dessas unidades serão investidos R$ 25 milhões, oriundos da Secretaria de Estado de Assistência Social. Outro ponto importante do pacto é a implantação de um sistema de monitoramento e avaliação da gestão, serviços e unidades do SUAS (SIGM@AS).

Para o Prefeito Jorge Mario, o Pacto de Gestão do SUAS representa a integração entre as políticas públicas dos governos Federal, Estadual e Municipal atuando juntos com transferências de recursos. "O trabalho integrado vai fazer, a longo e médio prazo, que aconteçam as políticas públicas que vão beneficiar os excluídos socialmente e reintegrá-los à sociedade. Teremos uma consolidação muito maior de inclusão social dos menos favorecidos na nossa cidade, estado e país", declarou.

"Fico orgulhoso em ver o Rio citado como referência de políticas públicas para o Brasil, e não tenho dúvida que será não diferente na Assistência Social. Temos feito programas de inclusão social, inspirado nos oito anos de governo Lula e agora da presidente Dilma. Temos desafios e, entre a palavra e a conquista, existe muito trabalho", disse o governador Sérgio Cabral.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui