Teresópolis toda na Internet

 

 

Projeto 'Quem Cuida do Cuidador'

Reuniões no Hospital das Clínicas


Professor Eugenio Paes Campos - Foto: UNIFESOTeresópolis, 15/06/2011 - “Quais são os fatores de estresse que se tem no trabalho e como lidar com isso?”. Para refletir sobre as questões que provocam tensão no cotidiano do trabalho, o professor Eugenio Paes Campos, coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), organiza desde 2006 o projeto “Quem Cuida do Cuidador”, envolvendo psicólogos e funcionários do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO).

“O objetivo é fazer com que as pessoas se conscientizem dos fatores que levam ao estresse, de como estão lidando com aquele estresse e que possam fazer isso através dessa troca que o grupo oferece. Cada um tem uma visão e na troca vai se ampliando a percepção. Este é objetivo final, ampliar a impressão de cada indivíduo sobre os seus fatores de estresse e a maneira de lidar”, explicou o professor Eugenio Campos.

No HCTCO, a iniciativa do professor Eugenio consiste em promover de 12 a 15 reuniões semanais, com duração de uma hora cada, com grupos que variam de 10 a 15 funcionários do hospital. Os grupos são formados por profissionais da mesma categoria ou por integrantes de um determinado setor, que se inscrevem voluntariamente através dos coordenadores do grupo. Os encontros são acompanhados pelas psicólogas Lúcia Helena Carvalho Cunha, Carla de Carvalho Macedo e Regina Célia Winter Cévolo, sob a coordenação geral do professor Eugenio. O projeto conta ainda com o apoio da Gerência de Desenvolvimento e Recursos Humanos (GDRH) do UNIFESO e da diretoria do Hospital, que autoriza os funcionários a frequentarem as reuniões no horário de trabalho.

Segundo o professor Eugenio, o trabalho continua mesmo com o término do ciclo de reuniões. Junto com o grupo, os psicólogos levantam as demandas de continuidade, pedem sugestões de como diminuir o estresse dentro do local de trabalho e depois fazem o acompanhamento das propostas postas em prática. Se houver necessidade, promovem outros encontros reunindo diferentes setores do hospital. Para o professor Eugenio, este trabalho tem contribuído para a saúde do trabalhador e proporcionado uma experiência significativa para seus estudos. “Esse projeto foi demonstrando que, dependendo da relação que a gente estabelece, cuidamos uns dos outros”, avaliou.

Fonte: UNIFESO/Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui