Teresópolis toda na Internet

 

 

Análise das fontes da cidade

Sete estão próprias para consumo


Fonte Judith (Alto) – Própria para consumo - Foto: Portal TerêTeresópolis, 15/06/2011
- De acordo com as amostras coletadas pela Secretaria Municipal de Saúde e analisadas em 23 de maio pelo LACENN-RJ – Laboratório Central Noel Nutels, referência neste tipo de serviço, as águas de sete fontes examinadas em Teresópolis estão próprias para consumo: Judith e Amélia, no Alto; Nossa Senhora de Fátima e da Praça de Taumaturgo; São Sebastião, em Pimenteiras, Fonte Santa e Brahma, na Várzea. O resultado foi divulgado no dia 8 de junho.

Porém, para evitar riscos à saúde, é recomendada a adoção de medidas preventivas antes do consumo, já que a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam. Por isso, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água, a fim de eliminar microorganismos causadores de doenças.

A vigilância da qualidade da água das fontes da cidade é uma ação de rotina, feita mensalmente sob a responsabilidade da equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Segue determinação do Ministério da Saúde, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente. O monitoramento também atende à solicitação da Câmara Técnica de Saneamento do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui