Teresópolis toda na Internet

 

 

Gás Natural em Teresópolis

Obra começa ainda este ano

Representantes da Secretaria de Planejamento se reúnem com equipe técnica da CEG-Rio - Foto: Roberto Ferreira
Teresópolis, 09/06/2011
- A equipe técnica da Companhia Estadual de Gás (CEG-Rio) esteve em Teresópolis, nesta terça-feira, 7, para se reunir com representantes da Secretaria de Planejamento e Projetos Especiais e com membros do Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Sustentável para explicar aos conselheiros os detalhes técnicos do projeto de implantação do gás natural na cidade.

Com o não comparecimento dos conselheiros, ficou decidido que uma ata com os principais questionamentos sobre o assunto será encaminhada para o Conselho. A previsão é de que a obra seja iniciada ainda este ano. O gás natural não é tóxico e não poluente e pode ser usado em comércios, indústrias e residências.

A Secretária de Planejamento e Projetos Especiais, Lis Caberlon, esclareceu sobre o papel da Prefeitura no projeto. “A concessionária tem o objetivo de implantar o sistema de gás natural na cidade e entrou com dois processos de licenciamento na Prefeitura. Um diz respeito à abertura da rede de distribuição, que está em fase final de aprovação, e o outro é relacionado à construção da estação de abastecimento, que ainda tem algumas pendências a serem sanadas. Frisamos que os procedimentos só serão aprovados a partir da obediência a todos os critérios urbanísticos e ambientais estabelecidos em lei”, afirmou Lis Caberlon.

Quanto às dúvidas dos conselheiros, as principais questões são relacionadas à preservação ambiental e ao percurso da rede de distribuição. Os técnicos explicaram que o percurso da rede de distribuição não afetará as reservas florestais do município, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Além disso, o método utilizado para a instalação dos dutos visa causar o menor transtorno possível, ou seja, não será preciso quebrar ruas e calçadas. Serão feitas aberturas de no máximo 4x2 metros, a cada 150 metros.

De acordo com os funcionários da CEG-Rio, o projeto será implantado por etapas. Na primeira fase serão instalados 2,5 quilômetros de tubulação. Devido às características geológicas, não será implantado o gasoduto e sim um sistema diferenciado de fornecimento, realizado através do transporte em carretas, que saem das refinarias com destino à sede do posto de distribuição, que será construído no bairro da Ermitage. Este sistema já funciona em Nova Friburgo, por exemplo.

Gás natural

O gás natural é uma energia de origem fóssil, mistura de hidrocarbonetos leves e é extraído das jazidas. É um produto incolor e inodoro e não é tóxico. É uma energia ecológica e não poluente. Uma vez extraído do subsolo, o gás natural deve ser transportado até as zonas de consumo. O transporte, desde as jazidas até estas zonas, é realizado através de tubulações de grande diâmetro, denominadas gasodutos, ou através do transporte rodoviário, que será usado em Teresópolis.

Dentre as fontes de energia, o gás natural se caracteriza por sua eficiência, limpeza e versatilidade. O gás natural pode ser utilizado tanto no lar quanto no comércio e na indústria, não necessitando ser armazenado previamente, sendo também um combustível que não polui. O gás natural pode ser utilizado nos lares para cozinhar, lavar, secar, na obtenção de água quente, climatização de ambientes. Também no jardim, o gás natural permite cozinhar em churrasqueiras, esquentar varandas e pátios.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui