Teresópolis toda na Internet

 

 

Recadastramento do Bolsa Família

Benefício pode ser suspenso

Foto: Divulgação
Teresópolis, 03/06/2011
- As famílias inscritas no Programa Bolsa Família e que estão com o cadastro desatualizado há mais de um ano devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Economia Solidária para atualizar seus dados.

Os documentos necessários são carteira de trabalho, mesmo que não esteja assinada, e o último contracheque, se a carteira for assinada; carteira de identidade, CPF ou título de eleitor de todos os maiores de 18 anos; certidão de nascimento dos menores de 18 anos; declaração de matrícula em escola para membros da família entre 6 e 17 anos; original e cópia de conta de luz ou de telefone atual.


O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h, na sede da Secretaria, que funciona na Avenida Alberto Torres, 1.148, no Alto. O telefone para informações é 2742-3080. O prazo de recadastramento vai até outubro. Quem não comparecer para a revisão cadastral terá o benefício suspenso pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Novos cadastros

Paralelamente ao recadastramento do Programa Bolsa Família, a Secretaria de Desenvolvimento Social está ampliando as inscrições do CadÚnico (Cadastro Único dos Programas do Governo Federal). Trata-se de uma base de dados que permite conhecer a realidade socioeconômica das famílias com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 270) por pessoa. A partir dos dados, o Poder Público pode formular e implementar políticas públicas específicas para atender quem está em situação de vulnerabilidade social.

O Governo Federal utiliza o CadÚnico para identificar os potenciais beneficiários dos programas sociais Bolsa Família, PróJovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa, Minha Vida e outros. Da mesma forma, vários estados e municípios já utilizam esse cadastro para identificação do público-alvo dos seus programas.

“O cadastramento não significa a inclusão automática da família nos programas sociais; a seleção e o atendimento por esses programas ocorrem de acordo com os critérios e procedimentos de cada um deles”, alerta o Secretário de Desenvolvimento Social, Miquéias Nepomuceno.

Para se cadastrar, os documentos necessários são os mesmos solicitados para o recadastramento do Bolsa Família: carteira de trabalho, mesmo que não esteja assinada, e o último contracheque, se a carteira for assinada; carteira de identidade, CPF ou título de eleitor de todos os maiores de 18 anos; certidão de nascimento dos menores de 18 anos; declaração de matrícula em escola para membros da família menores de 18 anos; original e cópia de conta de luz ou de telefone atual. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h, na sede da Secretaria, que funciona na Avenida Alberto Torres, 1.148, no Alto.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui