Teresópolis toda na Internet

 

 

Semana do Meio Ambiente

Confira abertura e programação


Palestra na abertura: Promotora de Justiça, Dra. Anaíza Malhardes - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 02/06/2011
- Retomado nesta quarta-feira, dia 1ª de junho, o Projeto Quartas Ambientais abriu as comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente em Teresópolis. “Sempre nesta época do ano a Prefeitura realiza uma série de ações a fim de mobilizar a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Este ano a programação foi aberta com a retomada do Projeto Quartas Ambientais”, destacou o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Maurício Lopes. Lançado em 2009 pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, o Projeto é uma iniciativa pioneira do Governo Jorge Mario. Direcionado a estudantes, líderes comunitários, profissionais da área, gestores de órgãos públicos e ao público em geral, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental através de encontros mensais.

Durante a palestra sobre o tema “Exposição humana à poluição eletromagnética oriundas de rede elétrica e telefonia móvel”, a Promotora de Justiça Anaíza Malhardes, titular da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva (Núcleo Teresópolis), abordou os impactos dos campos eletromagnéticos sobre a saúde da população e comentou sobre algumas recomendações em relação ao uso do aparelho celular e à instalação das Estações Radiobase (Antenas de Celulares). “O que o Ministério Público deseja é que não se escondam os efeitos, mas se busquem cada vez mais a segurança do uso dessa tecnologia”, orientou a Promotora de Justiça.

A programação comemorativa à Semana do Meio Ambiente prossegue nesta sexta-feira, 3 de junho, com o lançamento do Programa Municipal da Agenda 21 Escolar, às 8h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. “No final de 2010 foi lançada a Agenda 21 Local de Teresópolis, que é o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável. Nesta sexta, esse plano será apresentado às diretoras de escolas municipais. O intuito é dar um pontapé inicial para que cada escola também desenvolva a sua Agenda 21 Escolar e produza projetos e programas voltados para o desenvolvimento sustentável”, explicou Leandro Coutinho, Coordenador do Fórum da Agenda 21 Local e Diretor de Programas e Projetos da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil.

No domingo, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá apresentações artístico-culturais a partir das 9h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, no bairro de Fátima, atividades integradas ao Projeto Cultura de Raiz, da Secretaria Municipal de Cultura. “Teremos estandes de várias instituições que fazem trabalhos diretamente ligados ao meio ambiente. Na ocasião, serão empossados os conselheiros do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), eleitos em audiência pública no dia 23 de maio. O ponto alto das comemorações será a assinatura, pelo Prefeito Jorge Mario, da Lei Municipal de Educação Ambiental, instituindo oficialmente a política de educação ambiental em Teresópolis”, enumerou o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Maurício Lopes.

Programação da Semana do Meio Ambiente

Dia 3 de junho, Sexta-feira, 8 horas – Lançamento do Programa Municipal da Agenda 21 Escolar
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Av. Feliciano Sodré, 1083/3º andar – Várzea)

Dia 5 de junho, Domingo, 9h – Comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente integradas ao Projeto Cultura de Raiz
Local: Casa de Cultura (Praça Juscelino Kubitschek – bairro de Fátima)

Atividades programadas:

- Apresentações artístico-culturais

- Posse do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente)

- Assinatura, pelo Prefeito Jorge Mario, da Lei Municipal de Educação Ambiental


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui