Teresópolis toda na Internet

 

 

'Rio Sem Homofobia' em Teresópolis

Combate ao preconceito e a violência


Teresópolis, 28/05/2011
- O programa do Governo do Estado, Rio Sem Homofobia, teve seu lançamento regional em Teresópolis, nesta sexta-feira, 27, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. A cerimônia contou com as presenças do Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento, representantes do Centro Regional de Referência de Promoção da Cidadania LGBT Hanna Suzart, do Grupo Diversidade LGBT da Serra, e do Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Lançado pelo Governador Sérgio Cabral, no último dia 16 de maio, o programa, coordenado pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, visa combater a discriminação e a violência contra a população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e promover a cidadania dessa população em todo o território fluminense.

Em Teresópolis, o lançamento teve início com a apresentação do Hino Nacional Brasileiro pela cantora e transformista Jane Di Castro. Em seguida, Cláudio Nascimento fez uma palestra sobre o programa e os avanços no Estado do Rio de Janeiro nos três últimos anos da gestão do Governador Sérgio Cabral. “O Governo do Estado vem realizando diversas ações para o combate da homofobia. Este deve ser um trabalho contínuo e não apenas de um governo, ou seja, essas políticas públicas devem se tornar políticas de Estado. Já tivemos importantes avanços nas áreas de segurança pública, saúde e assistência social”, frisou.

De acordo com Nascimento, entre as conquistas estão a inclusão do termo ‘motivo presumido homofobia’ nos registros de ocorrências policiais, que ajuda a traçar o perfil da violência contra os homossexuais; a inauguração dos centros de referência de promoção da cidadania LGBT; e a implantação do Disque Cidadania LGBT 0800 023 4567. “O nosso objetivo é que a campanha seja um instrumento de diálogo com a sociedade e também estimule a comunidade LGBT a buscar seus direitos e os serviços disponíveis para ela”, complementou o superintendente, que também agradeceu todo o apoio recebido do Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves.

O Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, ressaltou a importância da aprovação de leis que ajudem a lidar com a discriminação e a violência contra os homossexuais. “Junto com a mudança de comportamento, de mentalidade, é preciso o respaldo legal, porque enquanto não houver leis haverá impunidade. Só assim teremos uma sociedade mais justa e os homossexuais serão tratados como cidadãos que são”, afirmou Ronaldo Fialho.

Silvia Furtado, Coordenadora do Centro Regional de Referência de Promoção da Cidadania LGBT Hanna Suzart, com sede em Nova Friburgo, e que atende 12 municípios da Região Serrana, entre eles, Teresópolis, convidou a todos para a cerimônia de lançamento da campanha Rio Sem Homofobia no município. O evento acontecerá na próxima terça-feira, 31, das 8h às 18h, no auditório do Centro Administrativo César Guinle (Av. Alberto Braune, 224, Centro – em frente à Prefeitura de Nova Friburgo). Na ocasião, acontecerá também o II Encontro Regional Serrano de Enfrentamento da Homofobia e Cidadania LGBT.

A cantora Leila Maria e o guitarrista Alfredo Lima encerraram a cerimônia de lançamento da campanha Rio Sem Homofobia em Teresópolis. Para mais informações sobre o programa, acesse o site www.riosemhomofobia.rj.gov.br .


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui