Teresópolis toda na Internet

 

 

Educação e saúde nos abrigos

Parceria entre Prefeitura e Unifeso

O menino Rian se diverte com as atividades do grupo - Foto: Roberto Ferreira
Teresópolis, 25/05/2011
- Uma parceria entre a Prefeitura de Teresópolis e a Unifeso foi desenvolvida com o objetivo de disponibilizar um atendimento odontológico gratuito à população vítima das enchentes do dia 12 de janeiro e que ainda se encontra nos abrigos do município. A ação aconteceu no sábado, 21, no Abrigo Acolher, da Igreja Batista da Barra do Imbuí, onde 14 famílias estão alojadas.

Desenvolvido pelo Curso de Odontologia da Feso, o projeto de extensão PICPE (Projeto de Iniciação Científica e Extensão) tem o objetivo de promover vigilância e educação em saúde bucal das pessoas que sofreram com as chuvas.


Elaborada pela professora Monique Sadin, coordenadora do projeto e do Curso de Odontologia, pelos dentistas residentes em Saúde da Família, Walmir Rodrigues e Monique Rocha, e pela aluna do 4º período, Poliana Cristina, a ação percorrerá todos os abrigos do município fazendo a vigilância em saúde bucal. A atividade conta ainda com a participação de 11 alunos de vários períodos do curso e tem previsão de atender todos os abrigados, principalmente as crianças.

Segundo o Secretario Municipal de Desenvolvimento Social, Miquéias Nepomuceno, a parceria é importante porque a saúde bucal precisa estar inserida com a saúde do corpo. “Muitas doenças começam pela boca e essa parceria tem a finalidade de informar e orientar as pessoas a cuidar e proteger a saúde. Através da prevenção conseguimos gerar bons resultados”, comentou o secretário.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Monique Sadin, o trabalho desenvolvido é importante para as vítimas, para os alunos e para a instituição. “É benéfico para as vítimas que tem à disposição, sem custo nenhum, um tratamento odontológico, para os alunos, é uma forma de praticar e ampliar os conhecimentos e para a Universidade, é importante pelo desenvolvimento das atividades”, concluiu Monique.

Um teatro de fantoches, encenado pelos próprios alunos também fez parte do conjunto de ações desenvolvido pelo grupo. “O teatro faz parte do projeto na área de educação e promoção à saúde que também está previsto na nossa proposta de vigilância ampliada. Ele tem o intuito de abordar, de forma lúdica, uma estratégia para que a odontologia passe a fazer parte da vida das crianças de maneira simples e dinâmica”, explicou Walmir Rodrigues.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui