Teresópolis toda na Internet

 

 

Construção de 1.823 moradias

Fazendas desapropriadas


Prefeito Jorge Mario e Governador Sergio Cabral - Imagem de arquivo à época da tragédia de 12/01Teresópolis, 13/05/2011
- Dois decretos de desapropriação de imóveis em Teresópolis foram publicados no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (11/05), para construção de unidades habitacionais para os desabrigados pela chuva de 12 de janeiro. A previsão do governo estadual e do prefeito Jorge Mario é de que as famílias estejam morando em suas novas residências até o final de 2012. Inicialmente, serão construídas 1.823 habitações.

No Decreto nº 42.951, de 10 de maio de 2011, o governador Sérgio Cabral considera de utilidade pública, para fins de desapropriação, área desmembrada da Fazenda Santa Cruz, situada em Imbiú, no 3º Distrito de Teresópolis. O terreno tem 207.450,00 m². Já o Decreto 42.952, de mesma finalidade, abrange a Fazenda Ermitage, no 1º Distrito, com área total de 2.366.684,00 m².

“A catástrofe deixou milhares de desabrigados e desalojados e centenas de residências destruídas no município de Teresópolis, há premente necessidade de se abrigar tais famílias, com a construção emergencial de unidades habitacionais”, justifica o governador Sérgio Cabral.

O subsecretário de Projetos de Urbanismo Regional e Metropolitano da Secretaria de Estado de Obras, Vicente de Paula Loureiro, afirmou que será construído o novo bairro Parque Ermitage, próximo à Rodovia BR-116, com a instalação de 1.655 unidades habitacionais e 40 unidades comerciais, além de um parque público. Na área da Fazenda Santa Cruz serão construídas 168 unidades habitacionais e 21 espaços para a instalação de comércio.

O prefeito Jorge Mario já havia declarado de utilidade pública, em 17 de janeiro, a Fazenda Ermitage. Como parte do terreno engloba o Parque dos Três Picos, área de preservação ambiental, o governo estadual assumiu a responsabilidade pela desapropriação. “O governador Sérgio Cabral tem a sensibilidade de que é necessário restabelecer o direito de habitação e moradia digna aos cidadãos de Teresópolis”, afirma o prefeito Jorge Mario.

Atualmente, 73 pessoas estão abrigadas em duas igrejas e um ginásio. O temporal de 12 de janeiro causou sérios danos em 80 localidades situadas nas áreas urbana e rural, resultando em 389 mortos e 164 desaparecidos.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui