Teresópolis toda na Internet

 

 

CPI ouviu o Secretário Rudimar

Esclarecimentos sobre o aluguel social


Rudimar Caberlon - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 12/05/2011
- O convocado da CPI desta terça-feira, 10/05, foi o Secretário de Administração e ex-secretário de Desenvolvimento Social, Rudimar Caberlon.

Rudimar foi inquirido sobre a suposta fraude no Diário Oficial do Estado, contratações das Empresas Vital Engenharia e RW Construtora e sobre a contratação do advogado André Koslowski (caso dos precatórios). Tendo em vista que Rudimar não era secretário de Administração na época desses fatos, seu depoimento nada acrescentou ao que é de conhecimento público.

Rudimar falou sobre a contratação e a importância da Empresa TPF na limpeza dos galpões, organização e distribuição de donativos, após a tragédia de 12 de janeiro.

A referida empresa foi contratada por 600 mil Reais, em caráter emergencial, com dispensa de licitação, para que não se estragassem donativos. Segundo o Secretário, a contratação foi feita por indicação de empresários da cidade, que conheciam o serviço da TPF em suas próprias empresas. O Secretário não citou os nomes dos referidos empresários, nem lhe foi perguntado.

Aluguel social

Rudimar explicou que cerca de sete mil alugueis foram disponibilizados para a Região Serrana, numa parceria dos governos Estadual e Federal. Do total, dois mil e quinhentos foram liberados para Teresópolis, e distribuídos através de cadastro feito pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, para as famílias cadastradas pela própria equipe técnica da Secretaria de Estado.

Rudimar revelou que a Secretaria de Desenvolvimento desenvolveu trabalho "rua a rua", "casa a casa" gerando um cadastro geral de famílias atingidas para o recebimento do Aluguel Social. Falou ainda sobre a necessidade de unificação de dados com o Estado.

Os Aluguéis Sociais disponibilizados pela Prefeitura foram lembrados pelo depoente, mas Caberlon não soube precisar os números. “Do Município tem de trezentos a quatrocentos aluguéis, mas nem todos estão recebendo por problemas de documentação”, disse Rudimar.

Habitações populares

A Mesa Diretora da CPI, dirigida pelo Vereador Dr. Habib Tauk (PP), também quis saber quantas são e quando começam a ser construídas, as unidades habitacionais para atender às vítimas das chuvas. Rudimar respondeu que essa atribuição é do Governo do Estado, assim como as verbas correspondentes  - Clique aqui e veja a matéria: "Desabrigados receberão casas em 2012 - Previsão é do Estado"

O Relator da CPI Marcelo Oliveira (PMN) também inquiriu Rudimar sobre depósitos em caução, que poderiam ter sido feitos pela Empresa RW para garantia da execução dos serviços pactuados com a Prefeitura, como ocorrem por vezes em licitações de maior valor. O edil solicitou, caso tenham sido feitos, que as cópias desses depósitos sejam entregues à CPI pela Comissão Municipal de Licitação da Prefeitura. Sobre os pagamentos pendentes em favor da RW Engenharia, Rudimar confirmou que foram cancelados até que uma sindicância em andamento seja concluída, o que deve acontecer nos próximos dias.

Nesta quinta-feira, dia 12 de maio, acontece mais uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal de Teresópolis. O convocado é o Ex-Secretário Municipal de Administração Carlos Eduardo Ribeiro Lopes. O horário previsto para audiência é 16 horas.

Portal Terê - com informações da AssCom CMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui