Teresópolis toda na Internet

 

 

Reunião do Conleste em Teresópolis

Cidades buscam atenção da Petrobras


Diretor Geral do Conleste Alvaro Adolpho (de pé): mobilização na busca de atenção da Petrobras em prol do desenvolvimento regional integrado - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 12/05/2011
- Representantes de oito dos treze municípios que integram a diretoria executiva do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense) se reuniram em Teresópolis nesta quarta-feira, 11 de maio.

Na pauta, a apresentação de projetos definidos para 2011, como o de criação da Universidade Corporativa do Conleste, a cargo de Niterói, e o de saneamento básico, sob a responsabilidade de São Gonçalo.

Durante o encontro, os participantes decidiram articular um movimento em busca de mais atenção da Petrobras para as suas demandas e projetos.


De acordo com o Diretor Geral do Conleste, Álvaro Adolpho Tavares dos Santos, o Consórcio quer um enfoque regional na aplicação e na determinação de políticas públicas que atinjam todos os municípios membros, que vão sofrer impactos socioeconômicos e ambientais com a construção do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), em Itaboraí.

“Essa reunião em Teresópolis é muito importante porque expressa o desejo, a necessidade e a urgência dos 13 municípios para que realmente os nossos projetos e propostas tenham voz e resultado na melhoria da qualidade de vida na região do Conleste, pois estamos falando de um universo de quase 3 milhões de habitantes”, ponderou Álvaro Adolpho.

Para o Secretário de Trabalho e Emprego de Teresópolis, Marcos Ferreira dos Santos, os municípios estão integrados e fortalecidos com o Conleste, mas não têm recebido a resposta adequada da Petrobras. “Vemos o andamento rápido das obras do Complexo Petroquímico, mas as ações nos municípios não estão ocorrendo no mesmo tempo. Pleiteamos a valorização do nosso papel no contexto do Comperj, que tem no seu entorno um consórcio com 13 municípios. Devemos ser respeitados e respaldados no direito de sermos inseridos nos projetos de qualificação profissional e de saneamento, entre outros, para que os cidadãos tenham uma qualidade de vida melhor”, avaliou.

Como resultado desse encontro, será redigido um documento, a ser entregue à Petrobras, com as assinaturas dos prefeitos dos 13 municípios do Conleste, reivindicando maior colaboração da empresa para o desenvolvimento regional integrado. “Esse documento não significa, em nenhum momento, uma ‘pirraça’ em relação à Petrobras. Pelo contrário, mostra a necessidade desses municípios de buscar o máximo possível que a Petrobras colabore e participe junto conosco. A Petrobras está executando o seu maior investimento, que é o Comperj, e os municípios lutam pelo desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da nossa região”, concluiu Álvaro Adolpho.

Participaram da reunião da diretoria executiva do Conleste representantes de Teresópolis, Araruama, Casimiro de Abreu, Itaboraí, Maricá, Niterói, São Gonçalo e Tanguá.

Pleito do Prefeito Jorge Mario desde o início de sua gestão, Teresópolis integra o Conleste desde o final de maio de 2010. A criação do Consórcio Intermunicipal tem por objetivo definir estratégia e atuação conjuntas diante dos possíveis impactos socioeconômicos e ambientais decorrentes da implantação do megaprojeto de investimento do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí. Os municípios integrantes do consórcio receberão compensações, como incentivos fiscais para a entrada de novas empresas e a instalação de escolas técnicas.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui