Teresópolis toda na Internet

 

 

Astronomia e Astronáutica

Teresópolis na XIV Olimpíada Brasileira

Lua e Terra - Imagem ilustrativa
Teresópolis, 10/05/2011
- No dia 13 de maio acontecerá a XIV edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), aberta à participação de estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Pelo 2º ano consecutivo, o Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) participará do evento.

“No ano passado começamos a incentivar a participação dos nossos alunos para este evento. O professor João Felizardo, de Física, iniciou atividades diferenciadas para preparar os estudantes para a Olimpíada. Além disso, na primeira edição em que participamos, a escola ganhou uma luneta, os estudantes receberam certificados e fizemos uma premiação, o que os incentivou ainda mais.

A resposta veio na edição deste ano, que teve uma procura muito maior de estudantes, com cerca de 70 inscritos”, contou a professora Graça Medeiros, diretora do CESO. Para ela, a participação dos alunos é importante por ser uma oportunidade de eles verem a Física de um modo interdisciplinar, envolvendo questões relacionadas à Biologia e à Química também, ou seja, de uma forma diferenciada do habitual.

A OBA ocorre dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos estudantes é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final da OBA todos os estudantes recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.

No endereço eletrônico da OBA (www.oba.org.br) há mais informações, como o encaminhamento para atividades práticas, a bibliografia sugerida, e provas e gabaritos de olimpíadas anteriores. Neste site é possível ainda baixar ou ler a maioria dos livros e artigos sugeridos.

A competição é dividida em quatro níveis. No Nível 1 a prova é destinada aos alunos regularmente matriculados nas 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental no regime de 8 anos ou 1º ao 3º ano no regime de 9 anos. No Nível 2 é destinada aos alunos regularmente matriculados nas 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental no regime de 8 anos ou 4º ao 5º ano no regime de 9 anos. No Nível 3 participam alunos regularmente matriculados entre a 5ª e 8ª série do ensino fundamental no regime de 8 anos ou a 6º ao 9º ano no regime de 9 anos. No Nível 4 a prova é destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do Ensino Médio. Para o Ensino Fundamental a prova tem duração de duas horas. Para o Ensino Médio, o tempo é de quatro horas.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui