Teresópolis toda na Internet

 

 

Festival Cachoeiras de Dança

Teresópolis participou

Foto: Claudio Furtado
Teresópolis, 05/05/2011
- No último sábado, 30 de abril, cerca de 30 bailarinos, alunos da companhia Arte Movimento, de Teresópolis, estiveram em Cachoeiras de Macacu para participar do Festival Cachoeiras de Dança.

A participação do grupo, que representou Teresópolis no evento e teve o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, é mais um resultado do Corredor Cultural, ação de intercâmbio entre os municípios da Região Serrana, criada a partir dos encontros mensais de gestores públicos da região.

“Ações como esta contribuem de forma fundamental para o fortalecimento da cultura não só em Teresópolis, mas em toda a região."

"Este intercâmbio possibilita maior entrosamento, conhecimento, e troca de informações entre os municípios e seus agentes culturais. Além disso, também dá visibilidade ao trabalho cultural realizado em Teresópolis”, avalia o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

O Festival Cachoeiras de Dança foi realizado no ginásio do Ciep 140, em Cachoeiras de Macacu, e reuniu grande público. Entre os participantes, foram cerca de 150 dançarinos, divididos em 14 grupos, representando 12 municípios da Região Serrana. Com relação a Teresópolis, foram levados cerca de 30 alunos da Companhia Arte Movimento, que apresentaram seis coreografias diferentes durante a mostra, nas categorias ballet, jazz e street dance.

A apresentação teve a participação especial do ator Thiago Hausen e as coreografias foram montadas pelos professores da companhia, Diego Dias, Monique Pereira, Natália Simões e Natália Gonçalves, que é também professora de ballet dos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura. “Foi ótimo. Um evento muito bem organizado, ainda mais por ter sido o primeiro festival de Cachoeiras. Fomos muito bem recebidos e os alunos tiveram ótima resposta do público, sendo inclusive parabenizados. Um sucesso. Agradeço a Secretaria de Cultura de Teresópolis pelo grande apoio que recebemos, o que possibilitou nossa participação no festival”, comentou a professora Natália Gonçalves.

Integrante da companhia, Lilian Galvão aprovou a iniciativa. “É gratificante ver esta mobilização de Teresópolis pela cultura. Isso está fazendo toda a diferença. Participar do festival foi maravilhoso, já que pudemos levar nosso trabalho e, ao mesmo tempo, ver o trabalho de outras companhias. Uma troca cultural muito bacana”, comentou.

Presente ao evento, o secretário de Cultura de Cachoeiras de Macacu, Osório de Souza, falou sobre o projeto. “Este festival é fruto de trabalhos de base feitos com esta modalidade artística e busca alavancar a qualidade da dança em Cachoeiras. Estamos satisfeitos com o resultado e, principalmente, com a participação maciça dos nossos municípios vizinhos, que fizeram questão de nos prestigiar. Certamente, este é o primeiro de muitos outros festivais”, comentou Osório.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui