Teresópolis toda na Internet

 

 

Vacinação contra Influenza A até 13/05

Campanha já imunizou 7.718 pessoas

Foto: Marco Esteves
Teresópolis, 03/05/2011
- Prossegue até o dia 13 de maio a campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1), conhecida popularmente como gripe suína. A imunização acontece em 20 unidades de saúde, na cidade e no interior, das 8h às 17h. O objetivo é vacinar os grupos que são vulneráveis às infecções respiratórias causadas pela Influenza.

De 25 de abril, início da campanha, até o último sábado, 30 de abril, Dia D de mobilização nacional, foram imunizadas 7.718 pessoas do público alvo em Teresópolis. Ou seja, 24,38% da meta de cobertura, que é vacinar 31.656 crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional, idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde que trabalham nas unidades que fazem atendimento para a Influenza.

“É muito importante que as pessoas do público alvo tomem a vacina. Através da campanha estamos conseguindo reduzir as internações e os números de óbitos, principalmente de idosos, que são mais suscetíveis às complicações da Influenza”, alerta a Secretária de Saúde, Solange Cirico.

A vacina é contraindicada para pessoas que apresentaram reação anafilática em doses anteriores, ou que tenham alergia ao ovo de galinha. Por orientação do Ministério da Saúde, doadores de sangue que tomarem a vacina contra a Gripe A deverão aguardar até dois dias depois da imunização para fazer a doação.

A imunização acontece em 20 unidades de saúde, na cidade e no interior, das 8h às 17h. Os postos em funcionamento para imunizar o público alvo contra a Influenza A são os seguintes: Albuquerque, Bonsucesso, Vieira, Pessegueiros, Volta do Pião, Granja Guarani, Beira Linha, Araras, Rosário, Perpétuo, Barra do Imbuí, Pimenteiras, Meudon, Fonte Santa, Vargem Grande, Venda Nova, Granja Florestal, Centro de Saúde da Várzea, Centro Materno Infantil (Várzea) e Serviço de Pronto Atendimento Dr. Eitel Haje (São Pedro).

Saúde em dia

Muitas pessoas cumpriram o compromisso com a manutenção da sua saúde no último sábado, 30, Dia D de mobilização nacional. Como Antonio Cipriano de Oliveira, 63, que há três anos se vacina contra a gripe. “Antes eu ficava sempre gripado e até pneumonia eu tive. Mas depois que comecei a me vacinar, isso não aconteceu mais”, contou. Morando em Teresópolis há quase três anos, Maria Carlos de Souza, 73, também procurou uma unidade de saúde para se imunizar. “Toda vez que tem campanha eu participo”, disse. Aos 88 anos de idade, Florisbela de Bernardo Coelho Christo também cuida da sua saúde. “Todo ano eu me vacino contra gripe”, garantiu.

Preocupada em manter em dia o cartão de vacinação do pequeno João Vitor, de 10 meses, Mariana dos Santos Gonçalves, de 19 anos, levou o filho para ser imunizado contra a Influenza A. “Quando estava grávida dele eu tomei a vacina. Agora procuro manter o meu filho imunizado também”. Grávida de quatro meses, Elisangela Marques, de 31 anos, também se imunizou. “As gestantes devem aproveitar e se vacinar, pois é de graça. É melhor prevenir e manter a saúde”, recomendou.

Profissionais de saúde

Por recomendação do Ministério da Saúde, também devem se imunizar contra a Influenza A os profissionais de saúde que prestam atendimento para a gripe suína. “Esses profissionais da linha de frente do atendimento não precisam sair das suas unidades, pois todos os postos de saúde estão recebendo vacinas para serem aplicadas no próprio local de trabalho”, explicou Adriana Nunes Chaves, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Reação

É rara a ocorrência de alguma reação, além de dor e vermelhidão local. Mas se isso acontecer, a pessoa deve procurar a unidade de saúde onde se vacinou, conforme orienta a enfermeira Camila Chiappetta, chefe do Centro de Saúde da Várzea. “Qualquer vacina pode causar reação, depende da resposta imunológica do organismo de cada um. Caso isto ocorra, a pessoa pode procurar novamente o posto de saúde. Nós temos uma ficha de notificação para o acompanhamento deste quadro, a fim de descobrir se foi realmente da vacina”, esclareceu.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui