Teresópolis toda na Internet

 

 

Continua a entrega dos kits de móveis

Entregues seis por dia


Foto: Marco EstevesTeresópolis, 30/04/2011
- Desde o dia 20 de abril, equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Economia Solidária vem entregando kits de móveis e eletrodomésticos novos às famílias residentes nas áreas atingidas pelo temporal de 12 de janeiro e que perderam seus bens.

Com uma média de seis entregas por dia, a distribuição é feita de segunda a sexta-feira, priorizando as pessoas que estão deixando os abrigos da cidade para retomar suas vidas. Até o momento foram entregues 29 conjuntos.

Nesta sexta-feira, 29 de abril, receberam os kits Luiz Cláudio da Conceição (Pinheiros), Cristiane Souza de Almeida, Rosilene Carmo Araújo e Pamela do Carmo Araújo (Quinta Lebrão), Edimar Gregório da Rosa e Vânia Keiko Gouveia Futgami (Fonte Santa).

Teresópolis recebeu 200 kits contendo fogão, geladeira 349 litros, TV 14 polegadas, jogo de panelas, uma cama de casal, duas camas de solteiro e três colchões, disponibilizados pelo Governo do Estado. Têm preferência no atendimento as famílias incluídas no Programa Bolsa Família e cadastrados no aluguel social O município deverá receber outros 200 conjuntos de móveis e eletrodomésticos, cuja data de entrega será definida pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.

Morador de Santa Rita, no 2º Distrito, o pedreiro Luiz Cláudio da Conceição teve a sua casa interditada pela Defesa Civil e alugou uma casa no bairro dos Pinheiros. “Essa é uma ajuda boa demais”, disse ao receber o kit. Com três filhos – Jardeson, 11, Jessica, 12, e Jeferson, 13 anos –, Cristiane Souza de Almeida e o marido, o servente Eliseu Afonso Vieira, também aprovaram o conjunto de móveis. “Morava no Fischer e minha casa está interditada. Vim morar de aluguel na Quinta Lebrão e não tinha nada, só colchonete”, contou Cristiane.

Grávida de 8 meses, Pamela do Carmo Araújo e a mãe, a doméstica Rosilene do Carmo de Araújo, deixaram o Abrigo Municipal Recomeçar, no Meudon, e vão morar juntas na Quinta Lebrão. Elas residiam em Campo Grande e, além de terem suas casas destruídas, também perderam 11 familiares na tragédia. “Com esses móveis dá pra pensar em tentar retomar a vida normal”, agradeceram.

Outra vítima da calamidade, o lavrador Edimar Gregório da Rosa também contabiliza perdas: casa e lavoura foram destruídas pela enxurrada na localidade de Santa Rosa, no 3º Distrito. O temporal também levou sua mulher, um filho de 13 anos e uma neta com apenas 45 dias de vida. Agora, ele tenta refazer a sua vida na Fonte Santa, junto com duas filhas, uma de 4 e outra de 21 anos. “Pra quem não tem mais nada esse kit é uma força muito grande pra recomeçar a vida”.

Depois de deixar o abrigo na Igreja Brasil para Cristo, na Várzea, Vânia Keiko Gouveia Futgami, os filhos Davi, de dois meses, e Aquiles, de 5 anos, e o marido Cosme Fabiano Martins da Silva estão morando na Fonte Santa. “Morava no Salaco e perdi a casa onde vivia com a família. Estava grávida de 8 meses e só consegui salvar uma pasta com alguns documentos”, ela lembrou. “Os móveis que a chuva destruiu eram antigos e agora recebemos esses, que são novos. Muito bom porque não poderia comprar outros”.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui