Teresópolis toda na Internet

 

 

Força Nacional homenageia 62 voluntários

Defesa Civil vai criar tropa de Resgate

Voluntários são homenageados por colaborar no atendimento às vítimas das chuvas em Teresópolis - Foto: Roberto Ferreira
Teresópolis, 29/04/2011
- Na noite da última quarta, 27, o comando da Força Nacional de Segurança Pública homenageou 62 voluntários que desde janeiro colaboram com o atendimento às vítimas das chuvas em Teresópolis.

Familiares de vítimas, cidadãos comuns e servidores municipais se ofereceram para colaborar de alguma forma na tentativa de amenizar a dor de quem sofreu com as perdas ocasionadas pela calamidade.

Eles receberam um certificado de agradecimento por terem contribuído com a Força Nacional na Operação Redentor II, de apoio às ações de busca e salvamento e na organização da entrega de donativos no município.


Coordenada pelo Capitão Charopem, comandante da base da Força Nacional na cidade, e pelo voluntário Luiz dos Santos Assunção, a reunião foi acompanhada pelos secretários municipais Maurício Lopes (Meio Ambiente e Defesa Civil), Rudimar Caberlon (Administração), Rogério Lippe (Governo) e Francisco Gaspar (Esportes). “É gratificante representar o Ministério da Justiça na entrega desse certificado em reconhecimento às pessoas que trabalharam voluntariamente, sem remuneração, para atender à população necessitada. Somos gratos ao esforço de todos”, enalteceu o Capitão Charopem.

Durante o encontro, foi anunciada a ideia do voluntário Luiz Assunção de criar a Tropa de Resgate de Teresópolis (TRT), em parceria com a Prefeitura, grupo preparado para atuar nas situações de emergência ou estado de calamidade pública. A proposta é preparar pessoas para situação de socorro e resgate nos bairros em caso de acidentes naturais.

Com o objetivo de capacitar pessoal para a formação da TRT, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil vai realizar um curso de preparação de 23 a 27 de maio, disponibilizando 100 vagas. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 5, na sede da Secretaria (Rua Rui Barbosa, 170 – Várzea), das 9h às 17h. Os interessados deverão ser maiores de 18 anos e apresentar documento de identidade e duas fotos. Contando com a parceria do Departamento Geral de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, o curso vai abordar os seguintes temas: primeiros socorros, causas de desastres naturais, Defesa Civil na comunidade, avaliação de cenários de risco, evacuação e prevenção de desastres. Serão conferidos certificados na conclusão do curso.

Para o Secretário de Administração Rudimar Caberlon, que coordenou a assistência às vítimas das chuvas como Secretário de Desenvolvimento Social, os voluntários são heróis. “Eles deixaram o trabalho e familiares para ajudar em um momento tão difícil para a cidade. Eles estão de parabéns”. O Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Maurício Lopes, agradeceu a colaboração de todas as pessoas que se disponibilizaram a auxiliar, direta ou indiretamente, no socorro às vítimas. “A luta continua. Precisamos nos dar as mãos pela reconstrução da cidade”. O Secretário de Governo, Rogério Lippe, enalteceu o espírito solidário e humanitário de todos os voluntários. “Juntos, venceremos as dificuldades”.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui