Teresópolis toda na Internet

 

 

Projeto Defesa Civil Itinerante

600 atendimentos já realizados

Rubens Campos, que perdeu a casa, também recebe o Aluguel Social
Teresópolis, 27/04/2011
- Iniciado há uma semana, o projeto Defesa Civil Itinerante do Governo Jorge Mario já realizou até o momento cerca de 600 atendimentos nas localidades visitadas: Cruzeiro e Ponte Nova, na zona rural, e, esta semana estará no Caleme, na área urbana. A iniciativa visa agilizar o atendimento nas áreas atingidas pelo temporal de 12 de janeiro, evitando que as pessoas se desloquem até a sede da Defesa Civil, na Tijuca, para solicitar serviços ou obter informações.

Na próxima semana, está prevista a presença das equipes da Defesa Civil em Vieira, Santa Rita, Arrieiro e Santana, no interior. O atendimento acontece das 9h às 17h, em local de referência das comunidades, como igrejas ou praças. Entre os serviços prestados estão a emissão de laudos e de declarações de perda total de imóveis, interdição e desinterdição de residências.

Durante esta semana, o projeto estará baseado na Igreja Católica Nossa Senhora da Paz, no Caleme. No local, 197 moradores já foram atendidos, entre eles, os vizinhos Ângela Maria Lopes e Rubens Antônio Campos. A casa de Ângela está interditada e Rubens perdeu a moradia. Os dois estão recebendo Aluguel Social. “Eu vim pedir para a Defesa Civil fazer nova vistoria na minha casa, que está interditada, assim ficarei sabendo se poderei voltar ou não”, explicou a moradora.

Os agentes da Defesa Civil deram continuidade ao trabalho de vistorias no Caleme, nesta segunda-feira, que deverá prosseguir durante toda a semana. O objetivo é desinterditar ou interditar definitivamente as residências localizadas nas áreas atingidas. É o caso de Marisol Siqueira Araújo, que teve sua residência interditada definitivamente. “Eu não estava conseguindo nem dormir tranquila aqui. Agora, com a decisão da Prefeitura e o termo de interdição nas mãos vou buscar atendimento na EMOP”, afirmou. A Empresa de Obras Públicas do Estado avalia o imóvel e encaminha o proprietário para a compra assistida, ressarcimento em dinheiro ou inserção em programa de habitação popular.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Maurício Lopes dos Santos, a Prefeitura firmou uma parceria com a CRT (Concessionária Rio-Teresópolis) e com a EMOP para que engenheiros dessas empresas realizem estudos e indiquem a melhor solução para a retirada das pedras localizadas nas encostas da parte baixa do bairro. “O estudo já começou a ser feito. Ao resolvermos a questão das pedras localizadas nas encostas da Rua dos Canários vamos poder desinterditar cerca de 30 casas no entorno”, frisou Maurício Lopes.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui