Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis em Ação fez sucesso

Educação, assistência e lazer


Teresópolis, 19/04/2011
- No último sábado (16), com o objetivo de proporcionar o bem estar social através de serviços básicos de atendimento para a população teresopolitana, a Prefeitura Municipal realizou o “Teresópolis em Ação”. O evento aconteceu na Praça Olímpica e reuniu diversas ações de diferentes secretarias. Atividades foram realizadas durante todo o dia, atendendo crianças, jovens e adultos.

Para o Prefeito Jorge Mario, este é o momento de reconstrução e o evento contribuiu para elevar a auto-estima dos teresopolitanos. “O objetivo desta ação social foi justamente unir todas as secretarias em um grande evento sócio-cultural. Este movimento permite de agregar todos os segmentos da Prefeitura para mobilizar a população, as crianças, os alunos, as bandas das escolas e todas as secretarias para participar do evento”, ressaltou.

Ricardo Raposo, Ouvidor Geral, foi um dos organizadores do evento e garantiu que o “Teresópolis em Ação” tem como objetivo principal o atendimento social a população. “Este evento, idealizado pelo Prefeito Jorge Mario, visa trazer ações sociais que minimizem o impacto que a população está sofrendo”, afirmou.

As crianças se divertiram em brinquedos instalados na quadra de basquete, como o futebol de sabão e o pula-pula. Além disso, a participação das bandas de Colégios Municipais Cerom, Cedal e Beatriz Silva animou o Público em geral. A banda dançante do CEDAL, conhecida por muitos, agitou crianças e adultos com músicas conhecidas. “Eu já conhecia esta banda e é muito interessante. Meu filho adora banda, e quando passamos por aqui e ouvimos, tive que trazê-lo. Ele está adorando”. Afirmou Adriana Muffato, 36 anos, professora.

Segundo a Secretária de Educação Magali Taytson, as apresentações enriquecem todo o trabalho realizado pelos maestros das bandas nas escolas municipais. “O trabalho dos nossos maestros evoluiu muito, eles colaboram não só com a parte cultural dos alunos, mas também com a parte pedagógica” afirmou.

Outro sucesso de público foram os atendimentos médicos, sendo 362 pacientes no total. Com aferição de pressão e medição de glicose, os participantes ficaram muito satisfeitos com o atendimento.

A Secretária de Saúde, Solange Cirico, acompanhou a ação e falou sobre a oportunidade de estar junto da população para orientá-los. “Este tipo de evento, nos dá a oportunidade de educar e orientar a população sobre prevenção. Esta é uma boa oportunidade, e nós não podemos perder”, completou.




Muitas pessoas aproveitaram o momento para tirar a dúvida, se estavam ou não com a pressão alta. “Eu acho que esse serviço é muito importante para nós. Muitas pessoas não sabem que tem a pressão alta e descobrem aqui. Eu, mesmo tomando remédio, tenho a pressão alterada às vezes”, ressaltou Tereza Martins, 52 anos.

A Divisão de Vigilância Ambiental também esteve presente e demonstrou aos visitantes como preparar uma ‘mosquitérica’ de maneira fácil, para evitar a proliferação do mosquito da Dengue.

De acordo com o Dr. Alonso Farias, chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, Teresópolis, apesar de não ser uma cidade muito quente e propícia para o mosquito da Dengue Aedes Aegypti, existe outra espécie, chamada de Albobictus, que se instala em lugares mais frios, e já é mais freqüente na cidade.

Por isso, foram distribuídas cartilhas para as crianças aprenderem a não deixar água parada, e ensinando os procedimentos que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Para Márcia Guimarães, 53 anos, empresária, o evento foi uma boa oportunidade de passear com a neta e ainda aprender sobre assuntos tão importantes como a prevenção do mosquito da dengue. “É muito importante as crianças receberem este tipo de orientação. Minha neta está prestando atenção em tudo, e tenho certeza que está aprendendo também”, completou. A Divisão, além do trabalho de prevenção ao mosquito da dengue, fez campanhas de desratização e instalou o ‘Centro de Adoção Responsável de Animais’. A fila para visitar os cachorrinhos para adoção era grande.

Atendimentos odontológicos também foram realizados, sob a supervisão do Diretor de Odontologia da Secretaria de Saúde, Dr. Joel Dalis. A Drª Luciana Borges palestrou para o público infantil, com uma linguagem prática e pedagógica sobre como e quantas vezes deve realizar a escovação. As crianças interagiram e participaram na prática, no escovódromo instalado na quadra, orientados pelos dentistas da rede. Cada um recebeu uma escova e um tubo de pasta de dente.

A Secretaria de Cultura também proporcionou muita diversão para os participantes. A equipe de capoeira Regiangola, do Mestre Sorriso se apresentou e foi aplaudido pelo público. Além disso, estiveram presentes a Trupe da Cultura contando histórias, o palhaço Peninha. Lucas Borelli realizou também a apresentação de malabares.

Já a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil ofereceu atendimento as vítimas da enchente com uma equipe de pronto atendimento. Todas as solicitações realizadas no local para vistoria técnica e revisão do imóvel, eram atendidas na hora. “Hoje nosso foco é Defesa Civil, por isso, estamos atendendo imediatamente as solicitações, já como uma prévia do projeto ‘Defesa Civil Itinerante.” Afirmou o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Maurício Lopes. Além disso, foram doadas também, mudas de árvores nativas.

O evento contou também, com a participação de algumas artesãs da Feira Feminista expondo seus artigos para venda.



 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui