Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis terá um 'CIC'

Centro de Internet Comunitária


Prefeito Jorge Mario em reunião com representantes do CIC e da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Foto: AssComTeresópolis, 08/04/2011
- Nesta quarta-feira, dia 6, o Prefeito Jorge Mario se reuniu com representantes do Programa Internet Comunitária desenvolvido pelo Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), a fim de negociar a abertura do CIC (Centro de Internet Comunitária), em Teresópolis.

Na ocasião, esteve presente o Secretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Ribeiro, que intermediou a ação, além de representantes da secretaria.

O Prefeito Jorge Mario ressaltou a satisfação em trazer o centro para Teresópolis e já vislumbra a possibilidade do segundo CIC. “Este projeto é muito importante para a população. Ele trará a possibilidade de acesso à internet gratuito e, além disso, cursos, que beneficiará desde as crianças até a terceira idade.”

De acordo com o Gerente de Inclusão Digital do Proderj, Jorge Cesar Seabra, o Centro já funciona em 91 municípios. “Já temos o CIC em 91 cidades do estado do Rio. A determinação é que tenha ao menos um centro em todos os municípios, e já algum tempo estávamos com o desejo de trazer para Teresópolis o projeto.”, afirmou.

Os espaços de inclusão digital, adaptados para a acessibilidade, são equipados com uma impressora, um servidor, dez computadores conectados à Internet e rodam Software Livre. Os computadores já estão separados para a montagem da sala, que em breve será inaugurada. Segundo o Secretário de Ciência e Tecnologia, Dr. Luiz Ribeiro, o espaço já foi cedido pela Prefeitura e faltam apenas alguns ajustes. “Tudo que competia ao Estado já foi resolvido e à Prefeitura também. Agora faltam resolver algumas questões técnicas em relação à internet que será via fibra óptica para agilizar o acesso.”, ressaltou.

O projeto oferece à população treinamentos gratuitos de alfabetização digital, acesso à web em banda larga e diversos serviços de governo eletrônico, como: envio da Declaração de Isento do Imposto de Renda, agendamento de serviços do INSS, entre outros. A finalidade do Centro Comunitário é o acesso educativo e construtivo, por isso, as redes sociais não são liberadas. O usuário poderá utilizar as máquinas para fazer pesquisas escolares, requerimento de segunda via de contas, criação de e-mails, impressão e envio de currículos, inscrição em concursos, entre outros.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui