Teresópolis toda na Internet

 

 

Professor do UNIFESO homenageado

Prêmio Petrobrás de Tecnologia


Teresópolis, 06/04/2011
- O professor Eugênio da Silva, do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), foi agraciado com o 1º lugar do “Prêmio Petrobras de Tecnologia Engenheiro Antônio Seabra Moggi”.

Ele se inscreveu no tema “Tecnologia de Perfuração e de Produção” e venceu na categoria “Doutorado”, com o trabalho “Ajuste de modelo de simulação de reservatórios apoiado por algoritmos genéticos e geoestatística de múltiplos pontos”.

Nesta 5ª edição do evento, 346 trabalhos foram inscritos entre os nove temas tecnológicos.

O professor Eugênio está entre os vinte e um estudantes de graduação, mestrado ou doutorado vencedores desta edição do projeto, que visa reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica brasileira para o desenvolvimento tecnológico da Petrobras e da indústria nacional de energia, além de incentivar a revelação de talentos e de trabalhos inovadores no segmento de petróleo, gás e energia.

“Este prêmio é uma maneira que a Petrobras encontrou de reconhecer os esforços da comunidade científica na superação de alguns de seus desafios tecnológicos. A Petrobras valoriza a parceria com as universidades por entender que isso contribui para que o Brasil se destaque no cenário internacional da indústria de petróleo, gás e energia”, apontou o professor Eugênio.

Segundo ele, apesar da abordagem de sua tese estar voltada para um tema contemplado no edital do prêmio, a princípio não havia a intenção de inscrever o trabalho. No entanto, no final de novembro de 2010, quando se aproximava o fim do prazo de submissão, o trabalho já estava suficientemente maduro e, em comum acordo com o orientador, resolveu submetê-lo ao prêmio.

“No dia 17 de março de 2011, para minha surpresa, recebi um telefonema da organização do prêmio, que me deu a boa notícia. Essa premiação significa para mim o reconhecimento de um trabalho que demandou muita seriedade, esforço e dedicação. Além disso, a notícia trouxe um pouco de tranquilidade para a defesa da tese, que aconteceu no dia primeiro de abril”, contou o professor.

Além do reconhecimento, o professor recebeu ainda o valor de 20 mil reais e uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) para elaboração de tese em instituições de ensino superior nacionais.

Lecionando no UNIFESO há quase 10 anos

Professor do UNIFESO desde 2002, Eugênio da Silva é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998) e mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (2002). Atualmente é doutorando em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio na área de métodos de apoio à decisão. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Computacional, atuando principalmente em reconhecimento de padrões por Redes Neurais e otimização por Algoritmos Genéticos.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui