Teresópolis toda na Internet

 

 

Cultura de Raiz comemorou 2 anos

Festa completa, muita alegria e bolo


Foto: Claudio FurtadoTeresópolis, 05/04/2011
- Casa cheia, muitos artistas, grande animação, com direito até aos parabéns e bolo de aniversário. Com esse clima festivo, foi realizado neste domingo, dia 3 de abril, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o 3º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis, temporada 2011. E desta vez o evento teve um sabor especialíssimo, já que comemorou os dois anos de lançamento do projeto, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

“Preparamos uma grande festa para comemorar os dois anos de lançamento de um dos mais exitosos projetos da Secretaria de Cultura, o Cultura de Raiz. E foi um verdadeiro sucesso, marcado por muita alegria, presença de diversos participantes e grande público. Um domingo que me encheu de satisfação. Mais uma prova de que o teresopolitano aprecia sim a música de raiz, resgatada com muito orgulho a partir deste programa.”, comemora o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Foto: Claudio FurtadoSeguindo os moldes de programa de auditório, com cenário de cozinha de roça e apresentação do engenheiro agrônomo Beto Selig, a edição especial de dois anos teve muitos momentos de destaque. O bloco do Cultura de Raiz, formado pelos artistas da Secretaria de Cultura e convidados, abriu o evento fazendo um cortejo, ao som da marchinha alusiva ao programa.

Depois, o público acompanhou a apresentação de diversos artistas, com os mais variados instrumentos, animando a plateia com muita música de raiz, moda de viola, repentes, calango, etc. Ivo Bernardo deu show com seus malabares, seguido pela cantora e repentista Wanda Pinheiro. Adão Curió da Viola, acompanhado por Tião do Triângulo e ‘Seu’ Claro, também chamou a atenção do público, assim como a dupla formada por Edson e Moacir Rosa, que mostrou o calango mineiro.Foto: Claudio Furtado

Entre os destaques, Jorge Viajante, com Moacir Rosa, ‘Seu’ Claro e Manuel Resende, divertiu o público com ‘Águas de São Francisco’ e ‘Prato do Dia’. Vera Boccard, com a participação de Ayrton Rebello, Paulo Medeiros e Gisele Rosini, convocou a participação da plateia em coro ao cantar ‘Não Deixe o samba morrer’.

Amado Rodrigues, campeão em número de participações no evento, fez questão de comparecer mais uma vez, fazendo sucesso com ‘Pai João’, ‘Beijinho Doce’ e ‘Adeus meu Rio Grande’. “Logo hoje, neste dia tão especial, eu não poderia faltar ao Cultura de Raiz. Gosto muito de estar aqui”, disse.

Foto: Claudio Furtado
Um dos momentos mais interessantes foi a participação do cantor Wenderson Rosa, que estreou no Cultura de Raiz cantando uma música típica do Rio Grande do Sul, ao lado do pai, Edson Rosa.

 “Um grande prazer estar aqui. Este cenário lembra a casa da minha avó, onde vivi muitos momentos de minha infância. Eu cresci ouvindo música de raiz e fiquei emocionado com o que vi e ouvi aqui. Afinal, a gente não esquece nossas origens”, comentou o cantor. “Parabenizo a Secretaria de Cultura por este projeto que, há dois anos, vem resgatando a música de raiz. Precisávamos deste resgate. A pasta da Cultura está em boas mãos”, completou Wenderson.


A manhã de festa teve ainda a participação do Grupo de Capoeira Aprenda a Sorrir, com exibição de capoeira e da arte do berimbau. “Parabenizo a Secretaria de Cultura por este grande projeto e agradeço pela oportunidade de estarmos aqui mostrando nosso trabalho. A capoeira envolve música, dança, história; faz parte da cultura”, comentou o contramestre Cidinho.

Parabéns a vocêFoto: Claudio Furtado

Quem faz aniversário, merece ‘Parabéns a você’. E com o Cultura de Raiz não foi diferente. Em meio ao evento, um grande bolo foi levado ao palco, onde artistas, convidados, o apresentador Beto Selig e o Secretário Ronaldo Fialho cantaram um animado ‘Parabéns a você’.

Após o momento dos parabéns, o bolo foi servido a todos os presentes e a festa continuou com mais apresentações, dando ênfase agora ao Dia do Índio, celebrado dia 19 de abril e que também foi lembrado durante o evento. O ator Thiago Hausen recitou a poesia ‘Caminho do Índio’, de autoria de Lucas Castilho. E, encerrando a grande manhã de festa, o Grupo ‘Encantos e Batuques’ apresentou o canto indígena ‘Wakomaya’, da tribo Katukina, e a música ‘Chegança’, de Antonio Nóbrega e Wilson Freire, que aborda o tema.

O 3º Encontro de Cultura de Raiz contou ainda com estandes montados pelas secretarias de Turismo, com distribuição de folders e material de divulgação, e de Saúde, com aferição de pressão, além da Feira Agroecológica e do estande de camisetas personalizadas confeccionadas pelo artesão Ivo Bernardo.

Participantes

Participaram do 3º Encontro de Cultura de Raiz – edição especial de dois anos, os seguintes artistas: Ivo Bernardo, Wanda Pinheiro, Adão Curió da Viola, Tião do Triângulo, ‘Seu’ Claro, Edson Rosa, Moacir Rosa, Paulo Medeiros, Jorge Viajante, Manuel Resende, José Rodrigues, Vera Boccard, Ayrton Rebello, Gisele Rosini, Zé Luis, Andréa Sant’Anna, Amado Rodrigues, Mario do Violão, Wenderson Rosa, Grupo de Capoeira Aprenda a Sorrir, Crésio da Vila, Nete Silva, Francisco Corino, Antônio Cariri, Clotilde Soares de Souza, Thiago de Souza Andrade, Thiago Hausen, e Grupo Encantos e Batuques.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui