Teresópolis toda na Internet

 

 

Secretária municipal recebe diploma na Alerj

Norma Sueli em defesa da mulher


Secretária Municipal dos Direitos da Mulher, Norma Sueli - Foto: AssComTeresópolis, 02/04/2011 - Com uma agenda extensa de atividades para o público feminino, a Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher realizou comemorações pelo Dia Internacional da Mulher até o final de março.

Como reconhecimento de todo trabalho realizado desde o início do Governo Jorge Mario, a Secretária da pasta, Norma Sueli, recebeu na última terça-feira, 29, o Diploma Mulher-Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro. O prêmio foi entregue pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Dez mulheres envolvidas na defesa de interesses femininos são agraciadas, anualmente, com o diploma em todo o Estado do Rio. Norma Sueli foi uma das escolhidas e se sentiu muito honrada por conquistar, junto com toda a equipe da secretaria, este prêmio.

“O prêmio veio em um momento em que estamos sensibilizadas. Me emocionou quando eu vi que as outras companheiras que receberam o prêmio também ficaram comovidas pelo diploma ser entregue a uma representante de Teresópolis.”, afirmou a Secretária.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Isabel Maria Kwiatkoswski, esteve presente no evento e recebeu uma homenagem da Secretária Norma Sueli na entrega do Diploma. Norma agradeceu por ter recebido o prêmio e dedicou a todas as mulheres vítimas da calamidade em Teresópolis. Ela agradeceu a toda equipe da secretaria e ainda as mulheres que a antecederam na luta pelas causas feministas.

Neste ano, as contempladas com o prêmio, além da secretária municipal dos Direitos da Mulher, Norma Suely Gomes dos Santos, foram: a enfermeira Iraci do Carmo de França; a jornalista Madalena Guilhon; a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset; a especialista em segurança pública Rita de Cássia Lima Andrea; a professora Rosana da Silva Rosa; a ex-vereadora do município de Niterói, Sonia Maria Saturnino Braga Santos; a conselheira da comunidade do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Thérphila dos Santos Alves Castro; a fonoaudióloga Verena Bernini e a coordenadora executiva da Ong feminista Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Schuma Schumaher.

Histórico de Leolinda Daltro

Natural da Bahia, a educadora Leolinda Daltro trabalhou com grupos indígenas em Goiás. Precursora do movimento feminista no Brasil, fundou, em dezembro de 1910, no Rio de Janeiro, o Partido Republicano Feminino, depois que a Justiça negou seu pedido de alistamento eleitoral. Também foi a responsável pela mobilização, em novembro de 1917, que reuniu quase cem mulheres, em marcha pelas ruas do Rio de Janeiro pelo direito ao voto. A rebeldia de Leolinda e de suas companheiras chamou a atenção da imprensa, provocou polêmica e deu visibilidade à condição feminina no Brasil. Ela foi a primeira feminista candidata às eleições municipais, em 1919.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui