Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis pode sediar times olímpicos

Cidade tem boas chances


Teresópolis, 01/04/2011
- O Governo do Estado e o Comitê Organizador Rio 2016 iniciaram nesta semana, o processo de envolvimento direto dos municípios fluminenses com os Jogos Olímpicos de 2016.

Assim como ocorre em todo o país, as cidades do Estado do Rio poderão se candidatar a sediar delegações esportivas e, consequentemente, receber turistas antes e durante a competição. A reunião, para dar início a este processo, aconteceu nesta quarta-feira, 30, no auditório do Ginásio Gilberto Cardoso, mais conhecido com Maracanãzinho, e contou com a presença da Secretária Estadual de Esporte e Lazer, Márcia Lins, o diretor de Esportes do Rio 2016, Agberto Guimarães e representantes de quase 60% dos municípios do estado, entre prefeitos e secretários de esporte.

O Rio 2016 tem a responsabilidade de selecionar instalações esportivas em todo o país que atendam aos requisitos e recomendações das federações nacionais olímpicas e paraolímpicas para que os respectivos comitês possam trazer seus atletas para o país-sede antes dos Jogos. O objetivo é fazer a aclimatação dos atletas e, sobretudo, possibilitar a concentração e o aperfeiçoamento do treinamento deles. Do processo de cadastramento e seleção poderão participar instituições esportivas públicas, privadas e militares, clubes esportivos particulares e empresas do ramo esportivo, entre outros.

O Secretário Municipal de Esporte e Lazer em Teresópolis, Francisco Gaspar, participou do evento e disse que esse foi o primeiro passo para entender todos os pontos das condições para uma cidade se candidatar. No próximo dia 5 de abril haverá um novo contato para, de fato, explicar como cada uma deve proceder em suas instalações, como adequá-las para receber as equipes e continuar fazendo parte do processo.

Segundo ele, nas Olimpíadas de 2012 em Londres, existirá um espaço chamado Casa Brasil, que será a sede da delegação brasileira, onde, durante 60 dias, as prefeituras dos municípios escolhidos terão uma grande oportunidade de apresentar suas propostas à comunidade olímpica. “Esta será uma bela ocasião para projetarmos Teresópolis internacionalmente”, salientou Gaspar.

Para se candidatar, a cidade precisa atender algumas exigências. As principais são: o local de treinamento deverá estar a uma distância máxima de 150 quilômetros, em estrada pavimentada, de um aeroporto regional atendido por vôos regulares das empresas aéreas instaladas no país; a cidade deve oferecer meios de hospedagem classificados nas categorias 3, 4 e 5 estrelas; e o tempo de deslocamento da instalação até um hospital não pode ultrapassar 30 minutos. No Estado do Rio, as cidades de Campos, Macaé, Búzios, Cabo Frio, Teresópolis, Petrópolis, Volta Redonda e Resende são algumas das mais fortes candidatas.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui