Teresópolis toda na Internet

 

 

Atendimento médico mais ágil

Nova marcação ao sair do consultório

Secretária Municipal de Saúde Solange Cirico - Foto: Roberto Ferreira
Teresópolis, 28/03/2011
- Com o objetivo de tornar mais ágil o atendimento das pessoas que buscam os postos de saúde da cidade, após consultar o paciente o médico está indicando a data em que ele deve retornar ao ambulatório do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com essa indicação, a pessoa pode agendar o dia da próxima consulta médica durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na unidade de saúde mais perto da sua residência. A medida foi tomada para evitar a formação de filas e encurtar o tempo de espera pelo atendimento.

O agendamento de consultas médicas em todas as unidades de saúde do SUS está unificado na Central de Marcação de Consultas, localizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Tijuca. Funcionando das 8h às 17h, o setor utiliza um sistema informatizado que permite verificar os dias e locais onde os médicos da rede pública prestam atendimento.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Solange Cirico, essa medida diminui o tempo de espera do paciente. Ou seja, dependendo da especialidade médica procurada e do número de vagas oferecidas, a pessoa aguarda, em média, uma semana entre o período da marcação e a data do atendimento. O espaço de tempo pode chegar a 30 dias no caso de especialidades com maior demanda de pacientes, como cardiologia e clínica médica, por exemplo. “Nosso objetivo é organizar o fluxo de pacientes e diminuir a espera, evitando ao máximo a formação de filas e oferecendo maior comodidade à população”, destaca a Secretária.

No Centro Municipal de Saúde Dr. Armando de Sá Couto, na Várzea, que faz cerca de quatro mil atendimentos por mês, em 11 especialidades médicas, são agendadas consultas médicas para a própria unidade e também para o Cemusa (São Pedro) e os ambulatórios do Hospital São José (Alto) e do Hospital das Clínicas de Teresópolis (Vale do Paraíso). O administrador do Centro de Saúde, Roberto Bosi, alerta: não há necessidade de o paciente procurar o posto fora do horário de funcionamento do setor de marcação de consultas. “Em todas as unidades de saúde do município, o agendamento de consultas ambulatoriais começa às 8h. Para facilitar a vida dos usuários do SUS, eles podem ir a qualquer posto, de preferência o mais próximo de sua casa”, orienta.

O Centro Municipal de Saúde oferece atendimento médico nas especialidades de cardiologia, reumatologia, endocrinologia, clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, dermatologia, proctologia, urologia, gastroenterologia e otorrinolaringologia. Também funcionam na unidade os setores de vacinação (infantil), planejamento familiar, farmácia básica e a Câmara Técnica de Medicamentos, setor criado no Governo Jorge Mario para controlar o fornecimento de remédios e procedimentos médicos não padronizados pelo SUS.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui