Teresópolis toda na Internet

 

 

Reunião do conselho Rural

Piscicultura e outras questões


Emater apresenta planejamento de 2011 para o interior - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 24/03/2011
- Em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, realizada nesta quarta-feira, 23, no Teatro Municipal, a Secretaria de Agricultura fez uma explanação sobre os trabalhos de recuperação dos criadouros de peixes do município.

Na ocasião, o supervisor do escritório da Emater em Teresópolis, Newton Novo, apresentou o planejamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Governo Estadual para 2011. Entre as ações da Emater está a implantação de projetos de oleicultura, fruticultura, floricultura e turismo rural.

Além da continuidade e ampliação do Rio Rural, projeto que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida no campo, conciliando o aumento da renda do produtor com a conservação dos recursos naturais.

Newton Novo ressaltou a vinda de seis técnicos da Emater para Teresópolis para auxiliar na ampliação do Rio Rural, que inicialmente contemplada quatro microbacias e deve passar para oito. O supervisor sugeriu que na próxima reunião do Conselho, em abril, o programa seja debatido com mais detalhes. Na ocasião, Newton Novo apresentará o planejamento de 2011 com maiores detalhes.

O presidente do Conselho, o Secretário de Agricultura, Adenilson Moraes Martins, foi representado pelo subsecretário Luiz Barbosa. Conforme o regimento, o vice-presidente, Roberto Selig, presidiu a reunião. De acordo com as questões colocadas, Selig solicitou que sejam apresentados, na reunião do mês de abril, informes sobre a política de educação ambiental do município e sobre a possibilidade da implantação de um programa piloto de coleta seletiva na zona rural.

Representando a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, Raimundo Lopes ressaltou que o Governo Jorge Mario implantou em janeiro de 2010, o Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária, que contempla também o interior, com a instalação de ecopontos para recolhimento de material reciclável em Andradas, Albuquerque, Bonsucesso, Vargem Grande e Venda Nova.

O Subsecretário de Agricultura falou a respeito das ações da Prefeitura com relação ao projeto de piscicultura no município. “Desde o ano passado, estamos fazendo um trabalho voltado para a pesquisa e criação de peixes em Teresópolis. Nos preocupamos não só com a produção, mas também com a comercialização. Por isso, encaminhamos proposta ao Ministério da Pesca e Aquicultura e fomos contemplados com um caminhão frigorífico para possibilitar a realização da Feira Itinerante de Peixes. Porém, com as fortes chuvas que atingiram a cidade em janeiro, além de todo o trabalho de reconstrução das áreas rurais atingidas, estamos investindo na restauração dos criadouros para darmos prosseguimento ao projeto de piscicultura”, explicou Luiz Barbosa, lembrando que este projeto de recuperação está sendo elaborado em conjunto pelos governos municipal e estadual.


 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui